08/05/2014 - Transportes
Oficina vai discutir opções para a mobilidade
Objetivo é identificar os principais desafios da Capital

foto/divulgação: Zé Paiva - PLAMUS

Durante a oficina, haverá a exposição dos objetivos e conceitos de Mobilidade Urbana

A oficina do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que ocorre no sábado (10), na sede da OAB/SC, terá início às 9 horas e pretende identificar os principais desafios da Capital quanto à mobilidade e acessibilidade, reunindo sugestões da sociedade civil para a resolução desses problemas.

 

Durante a oficina, haverá a exposição dos objetivos e conceitos de mobilidade urbana e a formação dos chamados 'stakeholders', pessoas e grupos interessados no planejamento e nos estudos realizados pelo PLAMUS. Através da metodologia aplicada na oficina, estuda-se a causa e procura-se construir as soluções de forma participativa.

 

A programação é iniciada com a formação de grupos, seguida por um debate para identificar os problemas no município. No período da tarde, as atenções estarão voltadas para a construção das “árvores” de problemas e de objetivos, além do plano de ação. A programação termina às 16 horas, com a apresentação dos resultados, leitura das perspectivas e uma avaliação geral do evento.

 

Florianópolis, como capital e sede administrativa do Estado, recebe um número muito expressivo de pessoas diariamente para trabalhar, mas também para acessar comércio, serviços, instituições de ensino, saúde e lazer. A característica geográfica de Florianópolis, que possui a maior parte de seu território na Ilha de Santa Catarina, é um de seus maiores atrativos, proporcionando uma beleza natural ímpar.


Ao mesmo tempo, essa condição natural que a faz bela – e que deve ser preservada – multiplica o desafio de encontrar soluções adequadas para a melhoria da sua mobilidade urbana. O PLAMUS reconhece este desafio, considerando os aspectos de sustentabilidade na aplicação de soluções que respeitem as características únicas da capital do Estado e das cidades de seu entorno.

 

“Nada melhor do que ouvir da sociedade quais são os gargalos principais enfrentados e quais as soluções que entendem como mais adequadas”, ressalta Daniely Votto, uma das mediadoras das oficinas, gerente de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil. “Participando do processo de construção do PLAMUS, a sociedade terá acesso direto à tomada de decisão, conhecendo desde logo o projeto e se apropriando dele, podendo, futuramente, cobrar com maior intensidade as soluções.", reforça Daniely.

 

Para o coordenador técnico do PLAMUS, Guilherme Medeiros, “é importante que as lideranças comunitárias participem e acompanhem ativamente esse processo de discussão”.

 

Oficinas técnicas

Na sexta-feira (9), ocorre a oficina voltada aos técnicos e funcionários da Prefeitura de Florianópolis, seguindo a mesma dinâmica realizada com a sociedade civil. Durante o encontro, serão identificados os principais problemas e discutidas as possíveis soluções para as questões de mobilidade da capital catarinense.

 

Serviço

Data: 9 de maio de 2014 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Público alvo: Técnicos e funcionários da prefeitura de Florianópolis
Local: OAB/SC - Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860. Agronômica – Florianópolis/SC.

 

Data: 10 de maio de 2014 (sábado)
Horário: das 9h às 16h
Público alvo: Sociedade Civil de Florianópolis
Local: OAB/SC - Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860. Agronômica – Florianópolis/SC.

Faça já sua inscrição enviando um email para participe@plamus.com.br com as seguintes informações: Nome completo, oficina de interesse, e-mail, telefone.

A organização do evento oferecerá alimentação durante as atividades.