09/10/2013 - SMTTDE - Turismo
Cheia de novidades, é lançada Operação Presença
Edital de licitação para desenvolvimento de aplicativo com guia da cidade para turistas será lançando nos próximos dias

foto/divulgação: Petra Mafalda

Lançamento Operação Presença - Verão 2014

Conhecida, principalmente, pelas belezas naturais, Florianópolis já é turística por natureza e durante os meses de verão recebe, em média, 800 mil turistas. Com o objetivo de suprir a demanda de serviços prestados aos moradores e visitantes, a Prefeitura de Florianópolis apresentou, na manhã de quarta-feira (9), a Operação Presença – Verão 2014.

“O impacto no número de pessoas que nos visitam é muito grande, a Prefeitura começou a se organizar para que o turista possa aproveitar a nossa cidade e queira voltar”, afirmou, na abertura do evento, o vice-prefeito e secretário de Obras, João Amin.

Mais de 60 entidades participam da operação que foi dividida em quatro eixos: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer e sustentabilidade. “O principal objetivo da Operação Presença é identificar os problemas, alinhar e coordenar os trabalhos para que sejam aplicadas as soluções”, destacou a secretária de turismo de Florianópolis, Maria Cláudia Evangelista.

Entre as ações previstas estão a necessidade de obras de infraestrutura, policiamento redobrado nos balneários, centro histórico e rodovias, fiscalização de serviços de ambulantes, estabelecimentos temporários e preços abusivos, abastecimento de água e energia, sinalização turística, aumento no horário de linhas do transporte público, serviço de salva-vidas, chuveiros e banheiros públicos nas praias, ampliação no atendimento ao turista, controle de zoonoses e monitoramento de balneabilidade.

Na manhã desta quarta, foi assinado também Convênio de Ordenamento e Fiscalização do Tráfego de Embarcações e Equipamentos Marítimos entre a Prefeitura, Capitania dos Portos e Acatmar (Associação de Marinas e Garagens Náuticas). Durante a temporada, haverá sinalização demarcando as áreas para navegação e banhistas.

Para o chefe do Departamento de Segurança e de Tráfego Aquaviário, Joares de Mello, a sinalização reduzirá a possibilidade de acidentes: “Agora podemos trabalhar com a meta ‘acidente zero’. Estamos felizes por essa oportunidade ímpar, de sermos convidados a participar da Operação Presença.”

Outra novidade é o aplicativo para smartphones. Nos próximos dias, a Prefeitura lançará o edital de licitação para a criação do programa que deverá conter informações sobre as atrações turísticas de Florianópolis, programação de eventos, horários e valores de transportes (ônibus e táxis). Além de permitir a criação de roteiros personalizados, o aplicativo terá um áudio com a história do local.

O prefeito destacou a importância da criação de ferramentas para o turismo: “A atividade turística economicamente é uma das principais para a cidade. Sem investimentos nessa área, Florianópolis teria muita dificuldade e a Prefeitura não fecharia suas contas. Além de gerar emprego, toda renda permite manter escolas e postos de saúde abertos e viabiliza financeiramente a realização de obras para a população local”.