15/06/2018 - RESIDUOS - Comcap
Comcap vai capacitar mais 170 pessoas para reciclar orgânicos em casa

foto/divulgação: Cristiano Andujar / PMF

Oficinas do projeto Minhoca na Cabeça da Prefeitura de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, informa que foram retomadas as oficinas do projeto Minhoca na Cabeça para valorização de resíduos orgânicos. Serão oito oficinas entre 12 de junho e 8 de julho. Com as 170 vagas dessas novas oficinas, estarão capacitados os 500 primeiros participantes do projeto. Os 120 participantes ativos do programa já recuperaram juntos mais de 3 mil quilos de resíduos orgânicos.

Com o lançamento do projeto “Ampliação e Fortalecimento da Valorização de Resíduos Orgânicos no município de Florianópolis” pela PMF, também está sendo ativada a segunda etapa do projeto com recurso do Fundo Nacional de Meio Ambiente viabilizado por acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental da Caixa.  De forma que mais 500 kits serão distribuídos.

Cento e setenta inscritos no projeto receberam e-mail para que agendassem sua participação nas oficinas. O sistema web criado pela Diretoria de Governo Eletrônico da Prefeitura de Florianópolis tem área para o participante colaborar com informações, de forma que a experiência e os resultados possam ser compartilhados com a cidade.

Também está à disposição no site, o manual do minhocário que pode ser usado inclusive por pessoas que queiram construir ou comprar seus próprios sistemas.

• 12 de junho, terça, 14h
  • 16 de junho, sábado, 14h
  • 19 de junho, terça, 9h
  • 23 de junho, sábado, 9h
  • 26 de junho, terça, 14h
  • 30 de junho, sábado, 14h
  • 3 de julho, terça, às 14h
  • 8 de julho, domingo, às 14h
  • 24 de julho, terça, às 14h
  • 28 de julho, sábado, às 14h
  • 31 de julho, terça, às 9h
  • 5 de agosto, domingo, às 14h
  • 11 setembro, terça, às 14h
  • 15 de setembro, sábado, às 9h
  • 18 de setembro, terça, às 9h.

Conforme registro no sistema web do Minhoca na Cabeça (www.pmf.sc.gov.br/sistemas/MinhocaCabeca/) há 350 participantes, sendo que 120 são ativos e mantém atualizadas as quantidades de orgânicos que recuperaram.  Só com as informações desses participantes, já foram desviados do aterro sanitário mais de 3 mil quilos de restos de alimentos. Já há participantes de 77 bairros de Florianópolis.

O Residuômetro, criado pela Comcap com suporte da DGov, é um sistema que informa o desvio de resíduos do aterro sanitário. Quem quiser começar a reciclar, não precisa esperar, por isso, está há disposição no sistema, um manual para fazer a compostagem com minhocas.

• CLIQUE AQUI para acessar o grupo Minhoca na Cabeça no Facebook.