16/08/2013 - SMHDU - Oportunidade
Publicados editais para ambulantes na temporada
O prazo foi prorrogdo até 30 de setembro; leia textos e arquivos complementares abaixo

foto/divulgação: Divulgação

Ambulantes vão trabalhar nas praias

Os ambulantes das praias neste ano terão mais tempo para se preparar para a grande temporada de verão 2013/2014. Os editais da SESP (Secretaria Executiva de Serviços Públicos), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com todas as normas para a comercialização de alimentos, bebidas e artesanato, aluguel de cadeiras e até para as escolas de surf já estão sendo divulgados a partir desta sexta-feira, dia 16.

Interessados podem se inscrever de 19 de agosto a 20 de setembro no Pró-Cidadão, centro de Florianópolis, das 8 às 17 horas. Os editais trazem orientações sobre o período de licença, cuidados com os resíduos, higiene para manipulação de alimentos e penalidades em caso de não cumprimento dos requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária e órgãos da Saúde Federal, Estadual e Municipal, além das regras para as demais modalidades.

A exemplo dos anos anteriores, os ambulantes serão definidos por pontuação, segundo os critérios do edital, e os selecionados que empatarem em pontos serão escolhidos sorteio. Serão 149 licenças para tendas de alimentos, 67 para carrinhos de coquetéis e sucos industrializados, 206 para caixas térmicas de água e outras bebidas, 116 para tendas de aluguel de cadeiras de praia e guarda-sóis, 120 para carrinhos de picolé e sorvete, 60 para água de coco, 48 para escolinhas de surf, 43 para caixas térmicas de sanduíche natural, 6 para carrinhos de espumante e 202 para artesanato.

Nos editais, a SESP repassa ainda uma lista completa de empresas cadastradas junto à Prefeitura para oferecerem treinamento aos manipuladores de alimentos, garantindo segurança e higiene para uma boa temporada, além dos contatos de cursos opcionais como relações humanas e empreendedorismo para os candidatos em outras modalidades, cursos estes que ajudam na pontuação final.

É a seguinte a relação de editais e suas competências e vagas:

• Edital nº 001 - Carrinho de coquetéis e sucos industrializados. Vagas: 67.
  • Edital nº 002 - Caixa Térmica: para venda de água em vasilhame plástico, refrigerante em lata, cerveja em lata e suco industrializado. Vagas: 206.
  • Edital nº 003 - Ponto fixo sob tenda: para venda de milho verde, coco verde, caldo de cana, suco industrializados, água, refrigerante, cerveja em lata, coquetéis, Caipirinhas, salgados industrializados, grelhados e choripán. Vagas: 149.
  • Edital nº 004 - Ponto fixo sob tenda para aluguel de cadeiras de praia e guarda-sóis: limite de 100 (cem) cadeiras e 50 (cinquenta) guarda-sóis, devidamente numerados. Vagas: 116.
  • Edital nº 005 - Carrinho de picolés e sorvetes. Vagas: 120.
  • Edital nº 006 - Carrinho de água de coco. Vagas: 60.
  • Edital nº 007 - Caixa Térmica: sanduíche natural. Vagas: 43.
  • Edital nº 008 - Carrinho de Espumante. Vagas: 06.
  • Edital nº 009 - Escola de Surf, Sandboard, body board. Vagas: 48
  • Edital nº 010 - artesanato, mantas e redes. Vagas: 202.

TEXTO COMPLEMENTAR 1:

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) acaba de lançar uma Errata, retificando e alterando alguns itens dos Editais dos Ambulantes da próxima temporada de verão. Entre as alterações, a mudança do início da temporada para 15 de novembro de 2013, com término em 1º de março de 2014.

A documentação obrigatória e opcional exigida no edital não precisará ser apresentada em envelope lacrado, mas sim protocolada diretamente no Pró-Cidadão.

O sorteio da pontuação dos participantes acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro Sul, das 8 às 20 horas. Segundo os editais, novos pontos para tendas de alimentos estão previstos para a Praia Brava, Galheta e Lagoinha do Leste.

O material referente a este texto está em Errata (para download).

TEXTO COMPLEMENTAR 2:

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos da SMDU está prorrogando o prazo de inscrições para até o dia 30 de setembro aos comerciantes que têm interesse em atuar na temporada de verão 2014.

Pela nova redação, os editais retificados permitem a ampliação do número de vagas em algumas praias. Agora, o critério de desempate de pontos será o maior número de documentos comprobatórios do exercício da atividade de ambulante. Permanecendo empate, será realizado sorteio.

Em razão desse último item, a Errata convoca a todos os requerentes que já fizeram a inscrição para que compareçam à SESP a fim de complementar a documentação. A temporada começa em 15 de novembro de 2013 e temina em 15 de março de 2014.

O matrial referente a este texto está em Retificação 1 e Retificação 2 (para download).

Os editais completos podem ser acessados abaixo: