03/02/2016 - Educação
Regras na educação infantil é tema no COEB 2016

Aline Helen e Márcia Buss apresentam trabalho no segundo dia do evento

 

foto/divulgação: SME

Esse e outros trabalhos serão apresentados no segundo dia do evento

Aline Helen Mafra e Márcia Buss-Simão, do programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, apresentam trabalho no Congresso de Educação Básica nessa quarta-feira, 3. Às 13h30 as profissionais sobem ao palco e apresentam o tema “Aqui a gente tem regra pra tudo: formas regulatórias na educação das crianças pequenas”.

 

O trabalho faz parte da modalidade Comunicação Oral e Escrita, no eixo Práticas Pedagógicas e Docência. Em nível de mestrado, o assunto tem como objetivo discutir as regras e normas, impostas pelas unidades educativas, paras as crianças e a forma pela qual elas compreendem aquilo que é transmitido.

 

Para a confecção do mesmo, Aline e Márcia foram até uma instituição de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis investigar a tese. A proposta foi concretizada com crianças de 3 a 5 anos de idade. A análise dos dados teve como base o referencial teórico de Boaventura de SousaSantos, Erving Goffman, Michel Foucault e Hannah Arendt numa interface com os estudos Sociais da Infância e de uma Pedagogia da Infância.

No final, ambas chegaram a conclusão que as crianças, mesmo submersas em regras, reafirma seus interessem apoiados em estratégias para irem além da ordem imposta pelos adultos.

 

Palestras e outros trabalhos serão apresentados até quarta-feira no COEB, que está acontecendo no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. A realização é da Secretaria de Educação de Florianópolis.


arquivos para download

galeria de imagens