28/05/2013 - Oportunidade
Pronatec Copa abre inscrições para cursos gratuitos

 

Evento promovido pela Prefeitura através do IGEOF acontece nesta quarta-feira no Largo da Alfândega

 

Florianópolis é a única capital de Estado que não foi escolhida para sede da Copa de 2014 no Brasil contemplada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa, pelo Ministério do Turismo. De acordo com o Superintendente do Instituto Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, o município foi beneficiado por estar posicionado geograficamente entre duas “cidades-sede” do mundial de futebol e pela movimentação turística que deverá ter em virtude disso.

Desta forma, quem residir em Florianópolis e tiver mais de 18 anos poderá se inscrever gratuitamente em cursos do Pronatec Copa, voltados à melhoria da qualidade da prestação de serviços aos turistas. As inscrições nos cursos (ver listagem em anexo) poderão ser feitas durante a Central de Oportunidades, um evento a ser promovido pela Prefeitura Municipal através do IGEOF na próxima quarta-feira (29), das 9 às 17 hs, no Lago da Alfândega, no Centro. A participação nestes cursos dá direito inclusive a lanche e vale-transporte.

Na Central de Oportunidades também poderão ser feitas inscrições nos cursos de qualificação profissional igualmente gratuitos do Pronatec Social (coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). O Pronatec Social destina-se a pessoas entre 16 e 59 anos inscritas no Cadastro Único para recebimento de benefícios do governo federal. Mas quem se enquadrar na situação e ainda não integrar o cadastro poderá fazê-lo durante o evento. Ver também em anexo a listagem dos cursos do Pronatec Social a serem realizados em Florianópolis. 

Os cursos são ministrados por entidades do Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  

Vale destacar que a partir desta segunda (27), toda a capacitação profissional viabilizada através da Prefeitura de Florianópolis passou a ser coordenada pelo IGEOF, em parceria com as secretarias de Assistência Social, de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Outras oportunidades

Durante a Central de Oportunidades, uma série de outros serviços estarão disponíveis. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis realizará inscrições para curso de capacitação de vendas; o Sistema Nacional de Emprego (Sine) divulgará vagas de emprego e informações sobre seguro-desemprego, assim como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prestará informações sobre vagas de estágios, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estará representado com o balcão do empreendedorismo. 

Haverá ainda diagnóstico de eletrodomésticos e de informática e orientação sobre segurança do trabalho por parte do SENAI; corte de cabelo e massoterapia pelo Senac, e medição de pressão arterial e de Índice de Massa Corporal, e realização de teste de glicemia pelo Serviço Social do Transporte (SEST)/SENAT. 


galeria de imagens