19/03/2014 - Meio Ambiente
Projeto Orla consolida reuniões na Região Norte

Setor 3 já está pronto para iniciar próxima fase de trabalhos

foto/divulgação: IPUF

Reunião no Sapiens Parque

A Região Norte (setor 3) do Projeto Orla realizou a sua terceira reunião de consolidação da Oficina I onde foram definidas as linhas de ação dos 47 problemas consolidados.

 

A reunião aconteceu no Sapiens Parque e contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas.

 

A participação dos atores da orla foi intensa e bastante diversificada, mostrando assim que o Setor 3 está pronto para iniciar os trabalhos da Oficina II, que irão acontecer no dia 1 de abril, também no Sapiens Parque.

 

O Projeto Orla foi criado como forma de responder as demandas de ordenamento do uso e ocupação das bordas litorâneas do território nacional, seja pela fragilidade dos ecossistemas presentes, seja pelo crescimento desordenado das cidades, ou pelo aumento dos processos erosivos e das fontes contaminantes.

 

Além disso, o Orla prevê a elaboração de um Plano de Gestão Integrada da Orla do Município que traz estratégias para a gestão das áreas litorâneas. Também introduz uma ação sistemática de planejamento da ação local visando repassar atribuições da gestão deste espaço, atualmente alocadas no Governo Federal, para a esfera do município, incorporando normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos e acrescidos de Marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.

 

Para saber como participar das reuniões acesse o link: http://www.pmf.sc.gov.br/sites/orla/?cms=como+participar


arquivos para download

galeria de imagens