Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

Buscando a integração entre o tradicional e o contemporâneo, começa a funcionar no Casarão da Lagoa, a partir desta semana, um serviço de internet wi-fi que vai possibilitar o acesso gratuito à rede mundial de computadores aos frequentadores da praça Bento Silvério, no centrinho da Lagoa da Conceição. Essa é a primeira ação do Núcleo de Cultura Digital que está sendo implantado em parceria com a Associação Alquimídia.org e Pontão Ganesha de Cultura Digital.
No primeiro semestre de 2014, a Secretaria Municipal de Cultura pretende oferecer no local oficinas gratuitas de animação em ambiente multimídia de uso compartilhado entre pesquisadores, artistas e entusiastas. A ideia é transformar o espaço em um ponto de encontro para experimentação, produção e difusão de conhecimentos da tecnologia digital.
Além de exposições e oficinas, o imóvel vai abrigar também um núcleo de comercialização da renda de bilro, instalado pela Secretaria de Cultura de Florianópolis, por meio do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, do Ministério da Cultura (MinC). A loja vai funcionar de quarta a domingo, das 13 às 19 horas, sob a coordenação das próprias rendeiras.
Aurora, o Amanhecer
Na mitologia greco-romana, a deusa Aurora (Eos) abria as portas do céu para o sol entrar, anunciando o alvorecer. Inspirando-se na divindade responsável por despertar as criaturas do mundo para um novo dia, a artista Clara Fernandes criou a exposição Aurora – o Amanhecer, que será inaugurada nesta quarta-feira (11), às 19 horas, no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.
A mostra celebra a renovação do antigo Casarão da Lagoa, que passa a oferecer novos serviços à comunidade. A programação inclui abertura da Loja das Rendeiras, às 18 horas, com apresentação do grupo Gente da Terra.
Reunindo obras produzidas em diferentes momentos de criação, a exposição Aurora – o Amanhecer pode ser visitada no Casarão da Lagoa até 31 de janeiro de 2014, das 13 às 19 horas, gratuitamente. A mostra contempla tramas em metal, linho, seda, vidro e gesso, entre outros materiais. Inclui também desenhos resultantes de estudos de performance e gravuras feitas por Clara Fernandes.
Atuando nas artes visuais há mais de três décadas, a artista desenvolveu um estilo próprio em tramas tridimensionais que utilizam materiais têxteis e metálicos. A poética peculiar de Clara Fernandes já foi apresentada ao público em diversas exposições individuais, com destaque para Terral (1990), Iluminuras (1997), Vazante (2001), Lume (2008-2010) e Amorphobia (2012).
O quê: Abertura da Loja das Rendeiras
Show com grupo Gente da Terra
Quando: quarta-feira (11) – 18h
Onde: Centro Cultural Bento Silvério / Casarão da Lagoa
Rua Henrique Veras do Nascimento, 50
Lagoa da Conceição
Quanto: gratuito
O quê: Abertura da Exposição Aurora, o Amanhecer
(Clara Fernandes)
Quando: quarta-feira (11) – 19h / abertura
Visitação até 31 de janeiro de 2014, das 13h às 19h
Onde: Centro Cultural Bento Silvério / Casarão da Lagoa
Rua Henrique Veras do Nascimento, 50
Lagoa da Conceição
Quanto: gratuito