Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

home >

Fundação Franklin Cascaes

 

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) foi criada pela Lei nº 2647/87, de 29 de julho de 1987, na gestão do então prefeito Edison Andrino de Oliveira. Surgiu com o objetivo de fomentar uma ação cultural forte, autônoma e articulada com os setores turísticos, proporcionando maior autonomia às políticas públicas para a área da cultura em Florianópolis.

 

Desde sua criação, estiveram à frente da instituição Isnard Azevedo, Aldírio Simões, Salim Miguel, Lélia Pereira Nunes, Mário Bittencourt, Vilson Rosalino da Silveira e Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

 

Compromisso

 

A Fundação Franklin Cascaes investe em programas, projetos, pesquisas, publicações, eventos, manutenção de bibliotecas, centros de documentação, galerias e em ações de incentivo à produção cultural. Também atua no resgate da história e da memória de Florianópolis, promovendo e divulgando as manifestações culturais tradicionais e contemporâneas, além de preservar o patrimônio cultural material e imaterial de nossa cidade.

 

No início de suas atividades, a FCFFC ocupou o prédio do antigo Portal Turístico de Florianópolis, na cabeceira continental da Ponte Colombo Salles. Em 1990, mudou-se para a torre sul do Mercado Público Municipal, transferindo-se posteriormente, em 1993, para os fundos da antiga Fábrica de Bordados Hoepcke, nos altos da Rua Felipe Schimidt. No ano seguinte, ocupou o Edifício Reflex, na Rua Tenente Silveira e, em 1997, mudou-se novamente, dessa vez, para o Edifício Aldo Beck, na Rua Conselheiro Mafra.

 

Em 2000, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes passou a ocupar um imóvel tombado como patrimônio histórico, o Forte de Santa Bárbara. Desde 1987, a FCFFC vem incorporando e transformando vários espaços da cidade em equipamentos culturais, administrados pela instituição, e que ajudam no processo de promoção e difusão da cultura e de suas múltiplas expressões. 

 

Em 2013, a instituição deixou as instalações do Forte Santa Bárbara, que, após restaurado, vai abrigar um museu naval. O atual endereço da sede administrativa da Fundação Franklin Cascaes é o Centro Executivo Mauro Ramos, situado na Avenida Mauro Ramos, em frente ao Instituto Estadual de Educação, na área central.

Galeria de Imagens