Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

31/08/2015 - Cultura
Quarta Musical apresenta Sarau para Radamés
Violonista Vitor Garbelotto faz concerto na Escola Livre de Música de Florianópolis, nesta quarta-feira (2), com entrada franca

foto/divulgação: Projeto Quarta Musical

Vitor Garbelotto

Aclamado pela crítica como um dos principais representantes do violão brasileiro na atualidade, ao lado de nomes como Yamandu Costa, o violonista Vitor Garbelotto realiza um concerto especial na Escola Livre de Música de Florianópolis, para divulgar seu segundo CD, “Sarau para Radamés”. A apresentação acontece no Projeto Quarta Musical, nesta quarta-feira (2), às 17h30, com entrada franca, numa promoção da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Resultado de longa pesquisa sobre a vida e a obra de Radamés Gnattali (1906-1988), assim como de concertos homônimos feitos desde 2010, o novo trabalho de Garbelotto traz arranjos autorais para violão solo, com produção de Paulo Bellinati e patrocínio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).

 

Além do concerto na escola de música, o violonista tem apresentações agendadas em três unidades do Sesc situadas em Criciúma/SC (1º/09), Florianópolis/SC (3/09) e  na Vila Mariana/SP (10/09). No repertório destacam-se músicas como Rosa (Pixinguinha), Camará (Raphael Rabello), Remexendo (Radamés Gnattali), Meu Amigo Radamés (Tom Jobim) e Suspiro (Chiquinha Gonzaga), entre outras composições.

 

Natural de Criciúma (SC), Vitor Garbelotto é bacharel em Música Popular e Erudita pela Universidade de Campinas (Unicamp-SP). Participou de diversas Masterclasses com importantes violonistas e compositores como Leo Brouwer, Fábio Zanon, Jorge Caballero e David Russel. Em 2010, recebeu premiação pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte como Artista Revelação em Música Erudita, e foi indicado ao mesmo prêmio no ano seguinte.

 

Além de violonista e arranjador, Garbelotto é também integrante do Quarteto TAU (quarteto de violões), atuando ainda como professor de música. Paralelamente à carreira solo na música, tem ministrado oficinas em diferentes eventos, como o Festival de Música de Ourinhos, o Seminário de Violão de Itajaí, e também vem dando aulas de violão em unidades do Sesc/São Paulo.

 

Experiências sonoras

 

O Projeto Quarta Musical incentiva a apreciação e o compartilhamento de experiências sonoras e artísticas fora das salas de aula, oferecendo uma agenda periódica de apresentações na Escola Livre de Música de Florianópolis, no Centro, com entrada franca ao público. A atividade tem como objetivo valorizar e divulgar o trabalho realizado nos núcleos musicais do Centro e do Campeche, envolvendo cerca de 600 alunos atendidos em diversos cursos gratuitos.  

 

O programa de educação musical desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura incentiva o gosto pela música erudita e popular, além de apoiar a formação e capacitação de músicos, e de incentivar a formação de grupos musicais, bandas e orquestras. A Escola Livre de Música de Florianópolis conta com patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet.

 

Serviço: 

O quê: Projeto Quarta Musical na Escola Livre de Música

            Vitor Garbelotto em Sarau para Radamés

Quando: Quarta-feira (2/09) – 17h30 

Onde: Escola Livre de Música / Rua Alves de Brito, 334 – Centro

          (48) 3225-2083

Quanto: gratuito / entrada franca

 

*Conheça o trabalho de Vítor Garbelotto

 

Rosa (Pixinguinha)

 

Toccata em Ritmo de Samba nº 1 (Radamés Gnattali)

 

Camará (R. Rabello e P.C. Pinheiro)