Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

11/09/2015 - Cultura
Cine Memória exibe filme sobre Martinho de Haro
Todos os sábados, Cine Memória vai divulgar obras do acervo da Fundação Franklin Cascaes e produção audiovisual catarinense

foto/divulgação: Fundação Franklin Cascaes

Capa do DVD sobre Martinho de Haro

As artes plásticas em Santa Catarina, tendo como referências Martinho de Haro (1907-1985) e seu filho, Rodrigo, inspiram a segunda edição do Cine Memória, programação audiovisual semanal oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura. A vida e obra dos dois artistas são temas de documentários que serão exibidos neste sábado (12), a partir das 14 horas, na Casa da Memória, no Centro, com entrada franca.

 

Na agenda desta edição está prevista a exibição do filme “Martinho de Haro – A Cidade Reinventada”, de Chico Pereira. Também serão apresentadas as entrevistas “Do que tu tens saudades" e “Entrelinhas”, ambas com Rodrigo de Haro. Após a sessão, haverá uma roda de conversa com a participação do cineasta Chico Pereira e da cantora e apresentadora Claudia Barbosa.

 

As sessões do Cine Memória têm como objetivo a exibição de filmes (curta, média e longa metragem) relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva da cidade, disponibilizando ao público acesso ao acervo da Fundação Franklin Cascaes. A atividade visa à valorização e difusão da pesquisa e produção audiovisual catarinense e nacional, assim como incentiva a reflexão e discussão de aspectos socioculturais e artísticos que permeiam as obras divulgadas.

 

Nesta etapa serão apresentados filmes da temática “Obras e Artistas Locais”. No dia da exibição, a Casa da Memória vai abrir também o setor do banco de imagens e a biblioteca, com atendimento das 10 às 16 horas. A iniciativa contribui para fortalecer o projeto Viva a Cidade, que propõe a realização de atividades culturais todos os sábados, favorecendo a humanização do Centro Histórico de Florianópolis.

 

Alma de artista

 

Com 30 minutos, o documentário de Chico Pereira narra a trajetória de Martinho de Haro, a partir de relatos de historiadores, críticos, familiares e artistas catarinenses de expressão no panorama contemporâneo. Além dos depoimentos, apresenta rico material iconográfico da cidade e revisita cenários que inspiraram algumas obras do pintor e desenhista. O filme foi o primeiro da série Alma de Artista, conjunto de programas especiais em formato documental produzidos pela Fundação Franklin Cascaes sobre o universo das artes na Capital.

 

Paisagista por excelência, o catarinense Martinho de Haro é considerado um dos expoentes do modernismo brasileiro. Entre os temas de suas obras destacam-se interiores, natureza morta, paisagens, cenas religiosas, folclore e retratos diversos utilizando variadas técnicas, que transitam pelo desenho, pintura e mural.

 

Rodrigo de Haro herdou do pai a paixão pelas artes plásticas. Nascido em Paris (FR), veio morar no Brasil ainda criança. Mosaicista e pintor, o artista tem diversas obras espalhadas em murais na cidade, entre eles, a entrada da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Poeta e contista, Rodrigo é membro da Academia Catarinense de Letras e tem diversos livros publicados no Brasil e no exterior.

 

O quê: Cine Memória

           “Martinho de Haro – A Cidade Reinventada” (doc / 2007 – SC – 30’)

             Chico Pereira

             “Do que tu tens Saudades” Rodrigo de Haro 
              (Entrevista concedida a Claudia Barbosa)
             “Entrelinhas – Rodrigo de Haro" 
               (Entrevista)

Quando: sábado (12) – 14horas / exibição de filmes

             Das 10 às 16 horas / atendimento no banco de imagens e biblioteca

Onde: Casa da Memória de Florianópolis / Fundação Franklin Cascaes           

           Rua Padre Miguelinho nº 58 / Centro

           (48) 3333-1322


galeria de imagens