Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

23/09/2015 - Cultura
Varal da Trajano tem nova edição neste sábado
Exposição ao ar livre na Rua Trajano divulga trabalhos dos fotógrafos Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel

foto/divulgação: Ronaldo de Andrade

Homem joga a tarrafa no mar

Pescadores à beira-mar, em busca do peixe que garante o sustento da família ou de alívio para o estresse da cidade, são algumas das imagens em destaque na próxima edição do Varal da Trajano, que acontece neste sábado (26). Com registros dos fotógrafos Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel, a exposição ao ar livre será apresentada ao público na Rua Trajano, das 9 às 12 horas, no Centro Histórico de Florianópolis. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes.

 

A mostra deste sábado tem como tema “Imagens que dizem um pouco de cada um e de alguns”. São 30 fotografias em cor, e em preto e branco, destacando a paisagem, costumes e o trabalho ao ar livre. Os registros foram feitos por “dois nativos de Florianópolis, representantes de gerações distintas que a fotografia reuniu na beira da praia em torno dos mesmos objetivos”, diz um trecho do texto que apresenta a exposição, assinado por Claudete Segalin de Andrade, doutora em teoria literária pela Pontífícia Universidade Católica / PUC, de Porto Alegre (RS).

 

Ronaldo de Andrade, 66 anos, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduado em Fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí de Balneário Camboriú. Hermes Daniel, 26 anos, é técnico em informática, morador e nativo do Campeche, além de fotógrafo autodidata que costuma registrar imagens da comunidade e do sul da Ilha.

 

O Varal da Trajano tem como objetivo difundir a arte da fotografia nas ruas, propiciando o acesso de todos os públicos a trabalhos individuais e coletivos de fotógrafos da cidade.  O projeto acontece sempre aos sábados, no último final de semana do mês, contando com a parceria das empresas Multicor e Hahnemühle, e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes.  

 

A primeira exposição foi Cidade Invisível, realizada em abril, com trabalhos de Milton Ostetto e Alexandre Freitas.  Em maio ocorreu a mostra Do Mar ao Céu, de Kleber Steinbach e Paulo Goeth. Na sequência foram realizadas as exposições Paixão pelas Ruas, de Joaquim Araujo (junho); Instântaneos, de Jairo Cardoso (julho), e Andarapé, de André Paiva (agosto). A próxima edição do projeto terá trabalhos de Guilherme Goes (outubro). Como são realizadas ao ar livre as mostras podem sofrer alteração na data, conforme a previsão do tempo.

 

Serviço:

 

O quê: Varal da Trajano, com fotos de Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel

            “Imagens que dizem um pouco de cada um e de alguns”

Quando: 26 de setembro (sábado) – 9 às 12 horas

Onde: Rua Trajano, imediações do Palácio Cruz e Sousa 

Quanto: gratuito

 

*Com informações do jornalista Fifo Lima


galeria de imagens