Secretaria Municipal de Educação

home >

Formação Continuada


INSCRIÇÃO, FREQUÊNCIA e CERTIFICADOS

Para realizar sua inscrição nos Cursos e Eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, bem como consultar e imprimir comprovantes de frequência e certificados, a partir do ano de 2011.  Quaisquer dúvidas  relacionadas à inscrição e certificação, entrar em contato com o DAFAC através dos telefones: (48) 32120918 ou 3212 0920 . 

Clique no link abaixo:

 

 

 

 AGENDA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

 

 

FORMAÇÃO DE DIRETORES E COORDENADORES DA EJA

A Secretaria Municipal de Educação por meio da Gerência de Formação Continuada tem o desafio de promover a formação continuada dos gestores das Unidades  Educativas e coordenadores dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos. Considerando as ações pertinentes aos cargos, as demandas apresentadas em seus cotidianos, a formação organizada busca no respaldo bibliográfico e nos estudos dos documentos oficiais consolidar uma formação que atenda às reais necessidades dos envolvidos, permeando através de conceitos da ética abordar conhecimentos que recolocam questões clássicas da filosofia, no entendimento do fazer cotidiano nas instituições formais de educação.

O curso "O Gestor Educacional e a ética no serviço público" ministrado pela profª Drª Júlia Siqueira da Rocha será ofertado no período de agosto a novembro de 2021.

 

ESTÁGIO, PESQUISA E EXTENSÃO - EPEX

  • ESTÁGIO: processo de caráter sistêmico e institucional, tendo como objetivo a investigação e a intervenção nos espaços educativos na perspectiva da ação reflexiva, por meio de estratégias colaborativas sustentadas pelas instituições parceiras, com contrapartida (oficinas, minicursos, palestras, entre outros).
  • PESQUISAS: processo formativo, de caráter propositivo, sistêmico e institucional, tendo como objetivo a investigação nos espaços educativos na perspectiva da ação reflexiva, por meio de instrumentos e recursos metodológicos utilizados pelos pesquisadores das diferentes áreas, com imprescindível contrapartida (socialização dos resultados antecedendo a sua publicação,  seminários temáticos, produção acadêmica e tecnológica, entre outros).
  • EXTENSÃO: processo formativo, de caráter comunitário, propositivo, sistêmico e institucional, tendo como objetivo a transformação da realidade vivenciada nas comunidades educativas por meio de competências (humanas, tecnológicas, físicas, financeiras, entre outras) das Instituições de Ensino Superior.
  • Acesse informações complementares, convênios e relatórios e Seminários do Estágio, Pesquisa e Extensão.

 

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

Concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa. A Instituição de Ensino Superior é a proponente, sendo em Florianópolis: 

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

 

Para mais informações acesse PIBID na página da CAPES.

Consulte o Relatório - Atualizado em 30.06.2017

 

 

BANCO DE DADOS DO PROFESSOR FORMADOR E CATÁLOGO DE DISSERTAÇÕES E TESES

O Banco de Dados de Professor Formador vem potencializar a atuação dos servidores e pesquisadores no Programa de formação permanente da Secretaria Municipal de Educação. O Catálogo de Dissertações e Teses visa à divulgação e ao conhecimento acerca dos trabalhos desenvolvidos por servidores e pesquisadores externos que têm suas pesquisas realizadas no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, possibilitando a reflexão sobre a realidade da educação. Os trabalhos aqui apresentados retratam a trajetória da Rede Municipal de Ensino, ampliando o conhecimento e tecendo novos percursos de pesquisas acadêmicas e formação em serviço.

  • Para mais informações consulte AQUI

 

 

LICENÇA PARA APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

A Secretaria Municipal de Educação concede ao servidor estável, licença remunerada para frequentar curso de pós-graduação em nível de Mestrado ou Doutorado, nas áreas afins ao cargo exercido pelo servidor e de interesse da Rede Municipal de Ensino, nos termos do Decreto Municipal nº 12.674/14.

 

 

PLATAFORMA CAPES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

A Plataforma Capes de Educação Básica é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados que abrigue o currículo dos profissionais e dos estudantes, para subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica, bem como realizar a indução, o fomento e o acompanhamento de programas e ações destinados à formação inicial e continuada. Para conhecer as ofertas dos Cursos 

Para mais informações acesse a PLATAFORMA ou ligue para para 0800 616161, opção 7.

 

 

SERVIÇO VOLUNTÁRIO

Entende-se como Serviço Voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a quaisquer órgãos da Administração Direta ou entidades dotadas de personalidade jurídica própria integrantes da Administração Indireta do Município de Florianópolis. O interessado em prestar Serviço Voluntário deverá entrar em contato com a Direção da Unidade Educativa que poderá (ou não) autorizar a realização desta ação. Se for de interesse da Unidade Educativa, a realização do trabalho voluntário ocorrerá de acordo com as orientações descritas na Lei Municipal nº 10.193/2017 e no Decreto n° 17.377/2017 e do Decreto 18.665/2018.

Para mais informações, entre em contato com a Fundação Somar Floripa.

Endereço: Rua Tenente Silveira nº 60 – Centro - Florianópolis - SC

Telefone: (048) 3251-6340 | e-mail: contato@somarfloripa.com | Portal http://somarfloripa.com/ 

 

CONTATOS

Gerência de Formação Continuada

Centro de Educação Continuada

Rua Ferreira Lima nº 82 – 1º andar

Centro - Florianópolis - SC

Telefone (48) 3212-0922 / 3212-0923

e-mail: gfc@sme.pmf.sc.gov.br