Secretaria Municipal

Educação



  • Banner: Somar Floripa
  • Banner: Professor Nota 10
  • Banner: VI Edição do Prêmio Professor Nota 10
  • Banner: Inscrições Online Creche 2017
  • Banner: Formação Permanente
  • Banner: Concursos e Processo Seletivos
  • Banner: Licitações BID
home >
Projetos da Secretaria Municipal de Educação

Projeto Educando com a Horta Escolar

 

 

 

Aqui você acessa os Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

 

 

 

 

 

 

 

Programas e Projetos 

 

 

  • Primeiros Socorros

 

Como o ambiente escolar é um dos espaços mais frequentados por pessoas das mais variadas características e formações, especialmente por crianças e adolescentes, é oferecido aos educadores formação em prevenção e atendimento de emergências.

 

A capacitação visa a preparar os educadores para o atendimento de primeiros socorros, oferecer informações e construir conceitos sobre uma visão preventiva, para que esses profissionais atuem adequadamente e evitem possíveis acidentes e adversidades.

 

 

  • Escola Aberta – Educação, Esporte, Cultura e Lazer Comunitários

 

A Escola Aberta tem o objetivo de contribuir para melhoria da educação, através da ‘educação integral’, transformando a instituição escolar em um espaço para o desenvolvimento de atividades de formação, arte, artesanato, informática, cultura, esporte e lazer para a comunidade escolar e local nos finais de semana. 

 

Assim, ela promove e amplia a integração entre escola e comunidade; organiza oficinas gratuitas em função das necessidades locais; valoriza talentos locais e os saberes populares; estimula o protagonismo juvenil e a cultura de paz.

 

 

  • Bombeiro Mirim

 

O projeto busca orientar e instruir as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.

 

Há também a preocupação em estimular o crescimento e desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, proporcionando atividades diversas que mostrem situações diferentes de seu cotidiano, muitas vezes, inesperadas.

 

Entre as ações realizadas estão instruções preventivas sobre acidentes domésticos e combate a incêndios; orientações sobre emergências pré-hospitalares; orientações sobre o comportamento nos ambientes aquáticos e ações de proteção civil; educação para o trânsito e esclarecimentos sobre o uso de entorpecentes.

 

 

  • Cultura de Paz

 

O projeto incentiva a resolução pacífica de conflitos, buscando criar uma cultura de paz nas escolas e na sociedade contemporânea. Buscando construir comunidades escolares sem violência - verdadeiros espaços de cidadania.

 

O objetivo é educar para a paz com ética, compreensão, espírito de justiça e de solidariedade, levando as pessoas à aceitação da diversidade étnico-racial-cultural-religiosa-de gênero, respeitando as diferenças, promovendo a igualdade na dignidade da pessoa humana, construindo um ambiente de trabalho e de vida saudável, de qualidade e pacífico. Não existe paz sem educação para a paz.

 
  • Projeto Bicicleta na Escola

O projeto Bicicleta na Escola é um projeto feito em parceria com  os voluntários do BIKE ANJO e Unidades Educativas da RME. Tem como objetivo ensinar aos jovens noções de equilíbrio, regras de trânsito, manutenção das bicicletas e sobre sustentabilidade. Busca Incentivar o uso consciente da bicicleta para deslocamento e ensinar a crianças e jovens noções de equilíbrio, regras de trânsito, manutenção das bicicletas e conceitos sobre sustentabilidade.

 

 

  • Projeto Escola Sustentável

 

O projeto visa oportunizar melhores condições de aprendizagem, na perspectiva da educação integral , inclusiva e da sustentabilidade. Busca implantar, gradativamente, nas 23 unidades de ensino que aderiram ao projeto, práticas sustentáveis de acessibilidade, aproveitamento da água, energia, resíduos, iluminação natural, acústica e ventilação, até dezembro de 2016. 

 

 

  • Floripa Letrada

 

Desde 2010, os usuários do transporte coletivo têm à disposição, gratuitamente, livros e revistas para serem lidos na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem. Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la para que outras pessoas tenham acesso também ao material. Este é o Projeto Floripa Letrada.

 

A ideia é incentivar o hábito da leitura, criar novos leitores e divulgar os mais diversos escritores. O Floripa Letrada - a palavra em movimento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria  de Mobilidade e Terminais.

 

 

  • Escola do Mar

 

É um recurso pedagógico extracurricular para o desenvolvimento e a prática de atividades de sensibilização, conscientização e preservação do ambiente marinho e costeiro, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Florianópolis.

 

O projeto visa a ser um espaço para o desenvolvimento de atividades em educação ambiental marinha e costeira na região da Grande Florianópolis, para aquisição de conhecimentos e conscientização sobre a importância de conhecer e educar para preservar. Suas atividades tiveram início em outubro de 2008, com roteiros de navegação pela Costa Norte da Ilha.

 

 

  • Educando com a Horta Escolar

 

Coordenado pela Gerência de Programas e Projetos da SME, o Educando com a Horta Escolar e Gastronomia (PEHEG) tem o objetivo principal de proporcionar às crianças e adolescentes atitudes e hábitos sadios, preservando e protegendo o meio ambiente de forma sustentável.



Tem como meta também a promoção da saúde e da qualidade de vida. De uma forma descontraída e criativa, há uma integração das mais diversas áreas do conhecimento através de atividades teóricas e práticas.

 

No município de Florianópolis, cresce a cada ano o número de unidades educativas integrantes do PEHEG, saltando de cinco unidades em 2009 para 87 unidades em 2014, indicando um fortalecimento desta proposta educativa na Rede Municipal de Ensino.

 

 

  • Saúde na Escola

 

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde pelo Decreto nº 6.286 de 5/12/2007 para consolidar a Política Nacional de Promoção da Saúde através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde das Equipes de Saúde da Família (ESF) articuladas com a educação pública.  

 

O Programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Busca também promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.

  

 

  • Mapa das Artes e Culturas

 

O Programa Mapas das Artes e Culturas, que é vinculado à Secretaria Municipal de Educação, está trabalhando com projetos que buscam fortalecer a valorização do patrimônio cultural de Florianópolis. A iniciativa também pretende ampliar o acesso à arte entre crianças, jovens, profissionais da educação e famílias.

 

Uma das propostas é oferecer aos estudantes a visitação de espaços culturais, como o centro histórico, museus, cinemas e exposições artísticas. A meta é fazer com que os passeios façam parte do currículo educacional, contribuindo para o desenvolvimento da educação integral.

 

Compartilhar o conhecimento é o objetivo do projeto chamado “mestres populares”, em que moradores da Capital ministram oficinas, contam suas experiências e mostram seu trabalho para crianças e jovens da rede municipal de ensino.


galeria de imagens


Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.