Secretaria Municipal de Educação

17/10/2013 - Educação
Crianças conhecem gastronomia típica na Fenaostra
Alunos de Núcleo de Educação Infantil visitaram a Festa e degustaram o alimento

foto/divulgação: Mariana Petry

A turminha esperimentando a ostra

Conhecer a cultura da Ilha, bem como a gastronomia local, foi o que as crianças de 3 a 6 anos do Núcleo de Educação Infantil vinculado à Escola Desdobrada Municipal Costa de Dentro foram fazer na Fenaostra. Os pequenos visitaram na tarde desta quinta-feira (17) as instalações da festa e puderam fazer a degustação do molusco.

 

Guiados por Waleska De Francheschi, coordenadora de passeios escolares da Fenaostra, a criançada passou pela casa decorada com móveis rústicos e artefatos da cultura açoriana, que foi montada no Centrosul. Eles também puderam olhar os quadros que o público pode pintar junto com os artistas durante a festa.

 

No estande da maricultura, Ademir Dario dos Santos, que é maricultor, explicou como é o cultivo da ostra na Capital, que é maior produtora de ostras do Brasil. Atualmente, Florianópolis responde por 80% da produção nacional.

 

Para a professora Raquel Silveira de Almeida é muito importante que os pequenos conheçam a cultura da ilha, não apenas em sala de aula, mas vivendo essas experiências. A turminha pôde subir no palco do evento, por onde passarão bandas como Dazaranha e o Grupo Engenho. “Eles adoraram o efeito das luzes e da fumaça do gelo seco, disseram que pareciam estar dentro de uma nuvem”, relatou Raquel.

 

Depois de conhecer as instalações da festa, era hora de colocar no papel o que viram. Os pequenos desenharam o que mais lhes havia chamado a atenção no passeio. Depois de finalizadas, as criações foram expostas em um mural para que as pessoas que vierem a participar do evento possam visualizar. Segundo Waleska De Francheschi, as festas fazem parte da identidade da cidade que as crianças precisam viver e colocar em prática. “Quando elas constroem aquilo que veem, elas aprendem mais”, afirmou.

 

O passeio terminou com a degustação da ostra, que é um alimento importante para a saúde. O molusco é rico em proteínas e vitaminas A, B e D, possui alto teor de ferro, fósforo, cálcio, selênio e zinco, sendo utilizado para o tratamento de anemias e recomposição nutricional em casos de tuberculose e osteoporose.

 

A Fenaostra

 

A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, que está em sua 14ª adição, começou na última quarta-feira (16) e vai até o dia 20, no domingo. Os portões são abertos ao publico às 18 horas. Nos dias do evento, que acontece no Centrosul, haverá diversas atrações artísticas, assim com exposições e oficinas de artesanato. Ao todo, 12 espaços gastronômicos foram montados no local.


galeria de imagens