Secretaria Municipal de Educação

07/11/2013 - Educação
Programa repassa R$ 1,2 mi para escolas da Capital
O valor veio do Governo Federal, para custear melhorias na estrutura física e pedagógica

foto/divulgação: SME

Crianças da Creche Marcelino Barcelos Dutra

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) presta assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica e às privadas de educação especial, mantidas por entidades sem fins lucrativos. Por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o município de Florianópolis recebeu este ano mais de R$ 1 milhão 260 mil. O dinheiro contribui para a compra de material permanente, manutenção, conservação e pequenos reparos, implementação de projetos e programas pedagógicos.

 

O recurso é depositado pelo Governo Federal diretamente nas contas bancárias das associações de pais e professores das unidades de educação infantil e de ensino fundamental. Os valores são determinados de acordo com o número de alunos de cada unidade, dado extraído do censo escolar do ano anterior ao do repasse. O acompanhamento do processo de recebimento do dinheiro, execução e prestação de contas é feito pela Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educação.

 

Há unidades que obtêm verba do PDDE também por atuarem no Mais Educação, programa que possibilita e incentiva a oferta de atividades de acompanhamento pedagógico, cultura, artes, prevenção e promoção da saúde e meio ambiente, dentre tantos outros exemplos.

 

Há unidades selecionadas para o Programa Escola Acessível que conseguem auxílio para construção de rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora.

 

Pelo Programa Atleta na Escola, os estabelecimentos de ensino têm condições de receber verba para o desenvolvimento de atividades que beneficiem o desempenho escolar e esportivo dos alunos.

 

Para informações dos valores investidos em cada unidade pelo PDDE confira tabela abaixo.