Secretaria Municipal de Educação

13/12/2013 - Educação
Aluno recebe prêmio em concurso sobre IPTU
Pelo seu desenho, Eduardo Bolzan teve direito a um tablet

foto/divulgação: Jéssica Barbosa

Eduardo Ballardin Bolzan sendo premiado.

Um município mais organizado e estruturado para a população desfavorecida. É a mensagem do desenho de Eduardo Ballardin Bolzan, um dos vencedores do concurso para ilustrar em 2014 a capa do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano.   A competição teve como tema "Florianópolis, uma cidade criativa". Eduardo tem 10 anos e estuda na Escola Básica Municipal Virgílio Várzea, em Canasvieiras.

 

Terceiro colocado na escolha pela internet, com 4.568 votos, o desenho proporcionou ao estudante receber como prêmio na tarde desta sexta-feira (13/12) um tablet. Os demais ganhadores receberão o mesmo equipamento na próxima terça-feira (17).

 

O concurso foi realizado conjuntamente entre as secretarias da Fazenda, Educação e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável. A iniciativa pretende estimular os estudantes a refletirem sobre o papel de cada um para garantir um futuro com qualidade para Florianópolis.

 

“Foi muito bom participar porque entendi o que é o IPTU. Foi uma coisa legal, eu não esperava ganhar. O IPTU deixa a cidade melhor, mais limpa. Senti muita emoção quando a professora me deu a notícia, disse Eduardo.”

 

A professora dos anos iniciais da escola, Janice Maria Bethave, observou que todos os alunos tiveram uma boa participação no concurso. “As crianças entenderam que, com o IPTU, é viabilizada uma série de melhorias na cidade. Florianópolis investe, por exemplo, no asfaltamento e calçamentos de ruas”.

 

            A professora complementa: “pedi para votar não apenas pelo aluno, mas pela escola, pelo reconhecimento dos trabalhos pedagógicos. A escola  passou a funcionar  este ano, e é maravilhoso já termos um prêmio”.

 

Mais prêmios

 

Na terça-feira (17) os dois primeiros lugares serão premiados em suas escolas. GabriellaYuki Okita, da Escola João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, obteve 25 mil 475 votos, enquanto Yasmin AlflenBello da Silva, da Escola Batista Pereira, no Alto Ribeirão, conseguiu 7.379 votos. A unidade educativa do aluno mais votado terá direito a um projetor multimídia e uma tela retrátil de projeção.

 

Gabriella mostra em seu desenho uma cidade com escolas melhores equipadas e modernas. Destaca a instalação de um coletor solar em uma unidade educativa. As praças estão mais arborizadas e com coleta seletiva de lixo. A capital ganharia transporte marítimo.

 

 A ilustração de Yasmin estampa Florianópolis com a parte urbana respeitando a natureza.  Salienta também a inclusão na sociedade de pessoas com deficiência e escolas modernas.

 

Este ano o concurso foi realizado com os 5º anos do Ensino Fundamental.  A ação acontece desde 2008 e vem trabalhando a educação fiscal dos alunos, com a distribuição de folhetos sobre os tributos para os estudantes da rede municipal de ensino.