Secretaria Municipal de Educação

17/12/2013 - Educação
Floripa Letrada dá acesso a 237 mil obras
Usuários do transporte coletivo podem emprestar livros e revistas

Até 13 de dezembro deste ano, um total de 237 mil obras foram disponibilizadas gratuitamente aos usuários do transporte coletivo da Capital. O projeto Floripa Letrada permite o acesso, à população, de livros e revistas, que ficam em estantes nos terminais de ônibus do Centro, Trindade, Canasvieiras e Rio Tavares.


A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Mobilidade Urbana, e apoiada pela Cotisa, Companhia Operadora de Terminais de ônibus, e pelo Setuf, Sindicato de Transportes Urbanos de Passageiros.


Floripa Letrada - a palavra em movimento visa a promover o gosto pela leitura e o aumento da frequência de leitura. Os passageiros de ônibus já tiveram a oportunidade de ter contato com 178.978 livros e 58 mil revistas.


As obras são oriundas de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas, que procuram a sede do projeto para deixar suas doações. Somente este ano, mais de 300 pessoas estiveram no projeto para deixar sua contribuição. O destaque fica por conta das bibliotecas e editoras das universidades da Capital, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Assesc- Associação de Ensino Superior, e Única- Centro de Educação Superior.

 

Levando conhecimento

Desde o dia 24 de agosto de 2010, os usuários têm à disposição livros e revistas para serem lidos na espera do transporte coletivo, dentro do ônibus ou durante o trajeto da viagem. Os livros podem ser levados para casa, mas após o término da leitura, a orientação da Prefeitura é que o material seja devolvido em qualquer estante do projeto para que outra pessoa tenha acesso.

 

Para doar

Quem quiser fazer doações deve procurar o Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação, na rua Ferreira Lima, 82, Centro. Mais informações pelos telefones 2106-5917 e 9956-2350.

 

São aceitos livros de romance, contos, poesia, ficção, autoajuda, crônicas, aventura, biográficos e técnicos. As revistas podem ser das mais diversas, como as de cultura, ciência, música e variedades.

 

Outros locais

Duas unidades educativas municipais já contam com estantes do Floripa Letrada. É o caso da Creche Waldemar da Silva Filho (Trindade) e da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses). No Pró-Cidadão (Centro), Parque de Coqueiros, Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação e prédio da Prefeitura, localizado na rua Conselheiro Mafra, há também livros e revistas gratuitos para quem circular por lá.