Secretaria Municipal de Educação

19/12/2013 - Educação
Crianças tornam-se bombeiros mirins
Vinte e oito alunos aprenderam noções de primeiros socorros e de combate a incêndio

foto/divulgação: Charles Schnorr

Alunos recebem certificado do curso de Bombeiro mirim

Ocorreu na segunda-feira (16/12) a formatura de mais uma turma de Bombeiros Mirins da Capital. Formaram-se crianças da área continental, especialmente dos bairros Jardim Atlântico e Monte Cristo.

 

Durante o curso, os alunos realizaram atividades teóricas e praticas de primeiros socorros, combate a principio de incêndios, proteção civil, noções de risco no meio aquático e visitas ao quartel do Corpo de Bombeiros do Estreito para conhecerem viaturas e o cotidiano de um profissional do setor.  

 

Segundo o Tenente Bruno Azevedo Lisboa, Coordenador dos Bombeiros Comunitários da Capital, o projeto é fruto da parceira da Organização Não Governamental Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (CEAFIS), entidade conveniada com a Secretaria Municipal de Educação, 1º Batalhão de Bombeiros Militar, Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis e Centro de Ensino Bombeiro Militar.

 

As atividades tiveram inicio em maio  e capacitou 28 crianças do Ensino Fundamental.

 

Prestigiaram o evento a Presidente do CEAFIS,  Maria do Carmo Silveira Pereira, além da Gerente de Programas Suplementares da SME, Sueli Amália Andrade, e o Professor Charles Schnorr, Coordenador de Prevenção da Secretaria.

 

Nas aulas as crianças aprendem diversos assuntos relacionados ao tema da segurança doméstica e emergências cotidianas. Destacam-se o atendimento de primeiros socorros, elementos constitutivos do fogo, riscos e comportamentos no meio aquático, ações preventivas no trânsito e o correto acionamento dos sistemas de emergência. As instrutoras voluntárias da turma foram as Bombeiros Comunitárias Simeri Adriani Brati, Edite Silveira Godinho e Juliana Brand.  

 

Para a responsável pedagógica pelo projeto na SME, professora Luciana Souza, estes temas tornam as 28 crianças mais conscientes para agirem em situações de emergência, tendo a noção principal que por mais que saibam o que fazer, nestes momentos devem chamar um adulto e orientá-lo a acionar os profissionais de emergência.

 

Ao final da formatura, os pequenos bombeiros receberam o tradicional batismo ao som das sirenes do esperado caminhão de combate a incêndios e resgate. Em 2013 foram formadas mais de 230 crianças em outras unidades de ensino municipais da capital.