Secretaria Municipal de Educação

23/02/2010 - Educação
Professoras ajudam a salvar vidas
O projeto de Prevenção e Atendimento de Emergências na Educação é um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação, Associação de Bombeiro Comunitário de Florianópolis e o 1º Batalhão de Bombeiros Militares.

Prevenção de Incêndios

 

Paradas respiratórias, fraturas expostas e resgate com o apoio do helicóptero. Essa experiência diferente faz parte da vida de Natália dos Santos de Souza, auxiliar de sala do Núcleo de Educação Infantil Armação, ligado á Prefeitura de Florianópolis. Por alguns dias, ela passa a se dedicar a um estágio nas ambulâncias do Corpo de Bombeiros.

 

Outra que passou por essa vivência foi a professora Luciana Souza, da Creche Municipal Orlandina Cordeiro, do Saco Grande.   Durante as horas de estágio, os profissionais da educação atendem uma média diária de oito ocorrências reais, onde colocam em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula e quartéis, através do projeto Prevenção e Atendimento de Emergências na Educação.

 

De acordo com Charles Schnorr, professor responsável pela capacitação, esse contato com emergências reais e a mediação do Corpo de Bombeiros faz com que as professoras criem muito mais segurança para atender e prevenir os possíveis sinistros nas unidades educativas, comunidades e qualquer outra situação cotidiana. A professora Luciana Souza, 32 anos, concorda e se diz mais preparada para ajudar alguém em acidentes na rua ou cuidar das 25 crianças  que estão sob a sua guarda. A parceira é vista pelo Corpo de Bombeiros como uma iniciativa pioneira, que traz frutos positivos para formação de professores, das crianças e de toda comunidade escolar.

 

O início

 

O projeto de Prevenção e Atendimento de Emergências na Educação é um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação, Associação de Bombeiro Comunitário de Florianópolis e o 1º Batalhão de Bombeiros Militares. A parceria vem capacitando desde 2006 professores e funcionários da Educação Fundamental e Infantil para oferecer o primeiro atendimento no caso do acontecimento de uma emergência ou sinistro no ambiente escolar ou mesmo na residência desses profissionais.

 

Além de preparar os educadores para o atendimento de primeiros socorros, a  capacitação oferece informações preventivas para que todos atuem na prevenção de acidentes, com  noções básicas de atendimento em princípios de incêndios e emergências no meio aquático: lagos, rios, praias e piscinas.

 

Durante o curso os alunos realizam visitas a quartéis do corpo de bombeiros, bem como fazem exercícios práticos e simulados com feridos, princípios de incêndio e arrastamento e afogamento no meio aquático. Há ainda diversas oficinas para a construção dos próprios conceitos de atendimento de emergência. Nessas oficinas são utilizadas situações em ambientes reais, como lagoas, mar, piscinas fogos em lixeiras e materiais eletroeletrônicos.

 Até o final do segundo semestre de 2009 já foram capacitados mais de 390 professores com um curso de 50 horas aulas, além de formar também aproximadamente 900 professores com curso de noções básicas de atendimento de emergência e acionamento do Sistema de Emergências Móveis (193 – 190 – 192 - 199) com carga horária de 8h.