Secretaria Municipal de Educação

03/04/2014 - Educação
Aprendizado na hora de comer
Creches da rede municipal de ensino utilizam o momento da alimentação para transmitir conhecimentos

foto/divulgação: SME

Creche Lausimar Laus

Para promover a conscientização alimentar dos pequenos, os profissionais planejaram o espaço do refeitório de forma a ser convidativo para as crianças experimentarem diversos alimentos e para que os educadores consigam abordar a importância de cada comida.


Para organizar o momento e atender melhor as crianças, cada profissional ocupa uma função. Há um profissional que passa nas salas buscando 5 crianças de cada vez para levar ao refeitório, dois ficam no buffet para auxiliar os pequenos a fazerem seus pratos, um fica responsável pelas frutas e outro orienta na separação do lixo ao final das refeições.


Como a higiene é indispensável, a professora Aparecida Oliveira do Amaral confeccionou toucas para todos os profissionais da unidade. Segundo Narjara Bernardes Costa, supervisora escolar, “por serem feitas de tecido e com estampas coloridas, as toucas acabaram por tornar o momento mais divertido”.

Sabor do Rio Vermelho

Projeto semelhante ao da Creche Vicentina Maria da Costa Laurindo vem sendo desenvolvido junto às crianças da Creche Lausimar Maria Laus, no Rio Vermelho. O Projeto Refeitório surgiu da necessidade de proporcionar mais prazer e tranquilidade às crianças durante as refeições, incentivando-as a comer de forma mais saudável e autônoma.

 

   Além disso, a unidade pretende proporcionar momentos de descobertas de sabores, oferecer espaço de maior autonomia e favorecer a interação de crianças de idades diferenciadas e demais profissionais da creche.

A metodologia empregada pela creche passa pela divisão prévia das funções de modo que todos os momentos da alimentação sejam acompanhados. Os adultos trabalham em sistema de rodízio.


O projeto acontece diariamente na hora do almoço e na janta. O responsável pela “busca” passa de sala em sala para encaminhar as crianças ao refeitório. Assim como na Creche Vicentina, são grupos de até cinco crianças. A ideia é proporcionar maior tranquilidade e agilidade no buffet.


A autonomia das crianças é incentivada pelo adulto responsável pelo buffet. Ele faz com que elas se sintam seguras e se sirvam sozinhas. Além disso, o projeto conta com um educador que auxilia no transporte dos pratos, orienta sobre o local apropriado para a dispensa dos restos de comida e incentiva o consumo de verduras. Outro educador auxiliaas crianças na mesa das frutas, localizada no hall da unidade.


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