Secretaria Municipal de Educação

04/04/2014 - Educação
Mostra da Educação atrai um bom público no Centro
Evento, no Largo da Alfandega, estende-se até a noite desta sexta-feira

foto/divulgação: SME

Adolescente pintando durante a Mostra

A mostra “A cidade é um escola” está a todo vapor. Nesta sexta-feira, último dia do evento, a população poderá visitar o espaço, no Largo da Alfandega, até as 20 horas. Todas as diretorias e demais órgãos da Secretaria Municipal de Educação estão envolvidos na iniciativa.


Na manhã de sexta, a turminha da Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida, do Pantanal, encenou o Boi de Mamão, que foi prestigiado pela criançada da Creche Bem-Te-Vi, do Centro, que foi assistir aos coleguinhas e apresentar uma dança.


A representante da Ong AEBAS – Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, Adriana, foi conferir os projetos da Secretaria Municipal de Educação para poder utilizar as boas ideias na instituição. “A mostra está excelente, as apresentações culturais me chamaram muita atenção, é ótimo que as crianças vivam a cultura de Florianópolis.”


A Diretoria de Educação Fundamental está no local fazendo inscrições dos interessados em se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental. Os inscritos, que devem ter no mínimo 15 anos, irão frequentar um dos 11 núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, EJA, espalhados pela Ilha e Continente.


Dona Mariana, que veio ao Centro para ir à igreja, também parou para conferir as atrações do evento. “Ouvi o barulho das crianças e vim ver o que era. É uma boa iniciava da Secretaria. É muito importante que haja estes incentivos”, comentou Mariana.


O Floripa Letrada está recebendo doações de obras. O projeto coloca à disposição dos usuários do transporte coletivo gratuitamente livros e revistas.


A população pode tirar dúvidas e conhecer quais as funções da Diretoria de Educação Infantil, responsável, por exemplo, pelas creches e núcleos de educação infantil. Poderá obter informações a respeito da estrutura de uma unidade e qual o critério para ingressar numa instituição municipal, que, em sua maioria, atende em tempo integral crianças de seis meses a cinco anos.


Os que passarem pelo local terão condições ainda de saber que a Diretoria de Educação Infantil também é responsável no município pela autorização de funcionamento e fiscalização de creches privadas.


“A mostra está sendo um sucesso, mas nós esperamos que as pessoas compareçam em maior peso hoje, devido às apresentações culturais e por ser o dia todo”, afirmou a coordenadora do evento, Gisele Jacques.


Os visitantes da mostra compreenderão melhor projetos como “Escola Aberta”, que incentiva a utilização do ambiente escolar pela comunidade, o “Mapa das Artes e Culturas”, que difunde a cultura florianopolitana nas escolas, e o Educando com a Horta, voltado para o plantio e consumo de alimentos saudáveis.


Para o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, “o evento é um bom momento de integração e intercâmbio cultural. A,mostra propicia que a comunidade conheça o que a rede realiza e verifique o resultado do investimento empregado na educação”.


É uma oportunidade para debater o programa Educação em Tempo Integral, que é realidade em 20 escolas da rede municipal de ensino, ampliando a permanência do estudante no ambiente escolar, com atividades no contraturno. A mostra “A cidade é uma escola” destaca também a Educação Inclusiva, programa que visa garantir o acesso ao ensino regular a todos os estudantes com deficiências.


Na lista da Secretaria constam ainda os projetos e programas: Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, SALP - Serviço de Atendimento Sobre a Língua Portuguesa; Formação Continuada em Mídia-Educação e Cidadania; Educação Integral e Bombeiro Mirim.

Outras ações que fazem parte da variada gama de atividade da SME são a Escola do Mar; Educação Inclusiva; Cultura de Paz; Formação em prevenção em atendimento de emergências; Escolas Sustentáveis; Programa Municipal de Alimentação Escolar; o MINDLAB; Educação e Cultura Digital e o Universidade Aberta; Saúde e Bem Estar dos Servidores.


Atrações artístico-culturais


Na tarde desta sexta-feira (4), a criançada vai agitar a mostrar com dança e música. A dança ficará a cargo da Creche Mont Serrat, no Centro, e da Escola Luiz Cândido da Luz, na Vargem do Bom Jesus. As escolas Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, e Batista Pereira, no Alto Ribeirão, farão apresentações musicais. O Boi de Mamão ficará por conta da Escola Desdobrada Costa da Lagoa.

 

 MOSTRA DA EDUCAÇÃO: “A CIDADE É UMA ESCOLA”

 

 PROGRAMAÇÃO

 

 * 04/03 - 8h30 às 20h

Funcionamento dos estandes, oficinas e apresentações culturais

 

Oficinas:

 

1. Medidas biométricas (IMC) - EJA

2. Jogos e Brincadeiras

3. Pintura de várias mãos

4. Pintura de Rosto

5. Dobradura

6. EDUCAFLORIPA – Matrícula EJA

7. Os Mestres dos Saberes

8. Oficinas diversas:

Atto

Mente Inovadora

Robótica

Lousa Digital

 

Vespertino:

14h - Dança das crianças da Creche Mont Serrat

14h 30- Apresentação de Dança Escola Básica Luiz Cândido da Luz

15h – Puxada de Rede e Maculelê - CEDEP - Centro de Educação e Evangelização

Popular

16h – Apresentação Musical Escola Básica Batista Pereira

17h – Boi-de-mamão da Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos

18h – Encerramento e Apresentação da Banda da Escola Básica Maria Conceição

Nunes  

 


galeria de imagens