Secretaria Municipal de Educação

29/05/2014 - Educação
'Vamos fazer arte' começa com muita música no TAC
Projeto foi lançado no TAC com show da dupla Ana Rosa e Chico Martins

foto/divulgação: Selma Garcez

Ana Rosa e Chico Martins

O Teatro Álvaro de Carvalho foi palco da festa de lançamento do Projeto “Vamos fazer arte”, que busca difundir as obras do artista plástico Hassis e inserir a criançada da Rede Municipal de Ensino no mundo das artes. O projeto é uma iniciativa e uma parceria da Fundação Hassis com a Comissão da Educação da Câmara de vereadores e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.


No evento houve o show de lançamento do CD “Caixinha de Música”, da dupla Ana Rosa e Chico Martins. O disco, que é destinado ao público infantil, teve a participação de 120 crianças das creches municipais Irmã Scheilla e Vila União e das escolas Alfredo Rohr e José Amaro Cordeiro.


Elas soltaram a voz nas faixas “Vamos fazer arte” - que poderá ser trabalhada em sala de aula em vários momentos, pois trata de dança, música, artes plásticas e de teatro - e “Meu mundo”, que trata do universo das crianças, do que elas gostam e suas brincadeiras preferidas.


A participação dos pequenos ocorreu graças ao empenho dos professores de música, que organizaram as crianças e as prepararam para a gravação. Exemplares do CD serão entregues nas unidades educacionais.


Por intermédio do projeto, serão distribuídos na rede municipal de ensino 800 exemplares do livro “Hassis para crianças”, de Monique Fonseca Rodi e Luciana Paulo Corrêa, e 800 da obra “Fazendo Arte com Hassis”, de Monique Fonseca Rodi.


Nas obras, além de conhecer um pouco do acervo do artista, a criançada tem à disposição diversão e entretenimento. Há jogo dos sete erros, onde devem encontrar as diferenças nas imagens pintadas pelo artista, e atividades em que os pequenos têm que completar o corpo de determinadas figuras e pintá-las. Há ainda caça-palavras e em alguns momentos a criançada é instigada a desenhar.

Conhecendo o artista


Hiedy de Assis Corrêa, mais conhecido por Hassis, falecido em 2001, gostava de mergulhar no universo infantil. Pintava super-heróis, as brincadeiras de pipa, de bolinha de gude e de corda e o boi-de-mamão, além do mundo do circo. Registrou os engenhos, o vento sul, o carnaval e a ponte Hercílio Luz.


Nascido em 27 de julho de 1926, em Curitiba (PR), aos dois anos de idade Hassis já morava em Florianópolis. Participou de mais de 200 coletivas em salões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Possui também coleções particulares em outras partes do país e no Exterior.

Preparando para o novo


Os professores da Creche Municipal Hassis, que está sendo finalizada às margens da Via Expressa Sul, na Costeira do Pirajubaé, e os de Artes das demais unidades passarão por formação, que os preparará para explorar as obras de Hassis. A formação para os professores de artes ocorrerá em 2 encontros, no qual eles conhecerão o artista e o contexto de seu trabalho.


Para Luciana Paulo Corrêa, diretora executiva da Fundação Hassis, “o objetivo é que os professores se tornem aptos a trabalhar as obras de forma pedagógica e lúdica”. O curso será oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e será ministrado por representantes da Fundação Hassis.


Na nova creche, haverá um profissional com vasto conhecimento da vida e obras do artista, disponibilizado pela Fundação Hassis,  para ajudar os educadores a trabalharem com os livros, dando ideias e auxiliando nas atividades. Em vários pontos da unidade haverá reproduções de criações artísticas do pintor.


galeria de imagens