Secretaria Municipal de Educação

03/06/2014 - Educação
MEC promove oficina de formação em Florianópolis
O evento acontece no auditório do Centro de Educação Continuada da SME

foto/divulgação: sme

A intenção é aproximar a comunidade das unidades educativas

Florianópolis irá receber uma equipe do Ministério da Educação para promover a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento vai acontecer nesta quarta (4) e quinta-feira (5), no auditório do Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação da Capital, na Rua Ferreira Lima, 82.


Os participantes irão conhecer o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), bem como a Cartilha “Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos”. No total, cem pessoas devem ser capacitadas. A iniciativa é um trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.


O curso estimula a criação de um Comitê de Mobilização Local, que deve trabalhar com os pais, ajudando-os com seus direitos e deveres e orientando-os a acompanharem a vida escolar dos filhos. A intenção da Secretaria Municipal de Educação é promover, junto aos membros do comitê, discussões e reflexões com a comunidade escolar, para aproximá-las ainda mais das unidades educativas.


Podem participar da formação conselheiros escolares e tutelares, diretores de unidades educativas, especialistas e técnicos da SME. Já confirmaram presença o padre Vilson Groh, fundador do Instituto Padre Vilson Groh; Alice Thümmel Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten, e Pedro Rodrigues da Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação.


Direitos e deveres


Lançado em maio de 2008, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância. Tais fundamentos são sintetizados na educação como direito e dever das famílias.


Neste sentido, o Plano de Mobilização é uma orientação e um incentivo às lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo diálogo com os públicos de interesse sobre a importância da educação. Por meio desta iniciativa, deve ser despertada a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e, do mesmo modo, a respeito do papel de cada um, como protagonista dessa agenda, que deve envolver amigos, vizinhos, parentes e membros de associação de moradores, entre outros sujeitos.

 

Programação:


Abertura

Dia: 04 de junho

Horário: 9h

Local: Auditório do CEC.

 

Oficina

Dia: 04 de junho

Horário: 10h às 17h

Local: Auditório do CEC.

Dia: 05 de junho

Horário: 8h às 12h

Local: Auditório do CEC.