Secretaria Municipal de Educação

22/03/2010 - Educação
Prefeitura distribui mais de 400 laptops em escola pública da capital
Computadores irão auxiliar alunos em tarefas pedagógicas

Inclusão Digital nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

 

A Prefeitura de Florianópolis distribuiu nesta segunda-feira (22), 450 computadores portáteis na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus. Cada aluno, do 1º ao 6º ano, recebeu um laptop para utilizar em sala de aula, sendo que o equipamento também poderá ser levado para casa.

 

“Esta escola é uma escola do futuro e o futuro é feito no presente”, declarou o prefeito da capital, Dário Elias Berger, durante a entrega dos equipamentos.

 

O evento também contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e de representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Fundação de Apoio a Pesquisa Cientifica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC) e da Fundação CERTI - Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

 

De acordo com a diretora da Escola Aricomedes da Silva, Marizilda Alves de Araújo, a utilização dos equipamentos servirá como incentivo para que os alunos aprendam com maior facilidade os conteúdos das disciplinas. “Todos poderão acessar a internet como ferramenta de pesquisa, o que vai proporcionar aos alunos uma nova motivação para estudar”, acrescenta. Para o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, “com os laptops, os alunos terão a oportunidade de aumentar a capacidade de realizar pesquisas”.

 

Além dos alunos, professores da unidade utilizarão o “Laptop XO”, equipamento que faz parte de um projeto educacional internacional. O passo de inovação tecnológica é rápido e os laptops educacionais, recentemente desenvolvidos, liberam os estudantes para usufruírem dos recursos da internet e informática para além dos limites da sala de aula e até mesmo da escola, trazendo mobilidade à educação através do uso desses computadores. Não só as possibilidades de aprendizagem com as TICs se ampliam, mas também a oportunidade para as empresas do pólo tecnológico da Grande Florianópolis prepararem-se para atender a este novo mercado, que cada vez mais se utilizará da convergência de tecnologias em games, softwares e hardware.

 

Ao término das aulas, cada aluno poderá levar o laptop para casa para complementação de atividades pedagógicas. A direção da escola desenvolveu um termo de responsabilidade que deverá ser assinado pelos responsáveis pelos alunos. No termo, os pais se comprometem a manter o equipamento em bom estado de conservação e a devolvê-lo no final do ano letivo ou em caso de transferência. Se o laptop for perdido ou roubado, o responsável deve registrar um Boletim de Ocorrência.  O prefeito Dário Elias Berger fez um apelo para que os alunos cuidem dos equipamentos. “Os laptops serão mais uma forma de pesquisa, por isso é importante que eles sejam mantidos em perfeito estado”.

 

O superintendente comercial da Fundação CERTI, Laércio Silva, destacou que é uma experiência inédita no país que permitirá futuras ações de governo além de oportunidades para empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de softwares para o segmento da educação. “Nunca no Brasil foi realizado um experimento que unisse os computadores dos alunos interagindo com um computador de professor dotado de projeção, o que possibilitará uma série de interações entre os alunos e os professores”. O superintendente ainda ressaltou a realização de um projeto de acompanhamento do impacto da inserção dos laptops na escola.

 

O Laptop XO, em cor verde, tem 1 GB de memória e HD de 256 MB.  A tela, de 7 polegadas, é acoplada ao equipamento, que também possui uma câmera de vídeo.  Entre outras vantagens, as crianças terão à disposição jogos educacionais e programas como editores de texto.  O Laptop pode ser carregado facilmente como se fosse uma pasta ou bolsa.

 

A idéia foi colocada em prática graças a uma parceria entre a Presidência da República, o Ministério da Educação, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Fundação de Apoio a Pesquisa Cientifica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC) e Fundação CERTI - Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.


galeria de imagens