Secretaria Municipal de Educação

13/05/2010 - Educação
Creche Municipal de Florianópolis ganha prêmio de educação inclusiva
A unidade faz um trabalho de destaque nacional na área de Língua Brasileira de Sinais.

Creche Municipal Bem-Te-Vi, que fica no Centro; ganha Prêmio de Educação Inclusiva

 

O uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) com alunos, familiares e professores, deu à Creche Municipal Bem-Te-Vi, que fica no Centro; a menção honrosa do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas, que tem como meta valorizar as iniciativas de quem trabalha pra garantir o direito de todos à educação. O prêmio será recebido em Brasília durante o VI Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, que ocorrerá de 24 a 27 deste mês.

 

Em abril, uma comissão do Ministério da Educação veio a Florianópolis para verificar, na prática, o relato da experiência encaminhado pela Bem-Te-Vi, em parceria com as profissionais da Sala Multimeios da Creche Almirante Lucas, no Centro; sobre o ensino de Libras não só para o aluno surdo, mas para o grupo de crianças de sua turma.

           

O projeto teve início em junho de 2009, quando a creche recebeu uma criança com diagnóstico de surdez. Desde então a professora Maria Eloíza de Macedo trabalha com o aluno uma forma de comunicação e aprendizado. Também foi realizado um trabalho com a mãe e a avó da criança, que iniciaram o contato com a Língua Brasileira de Sinais, para dar continuidade à comunicação em casa.

 

Em seguida a creche iniciou um trabalho de apresentação da Libras com toda a turma de seis meses a um ano, da qual a criança fazia parte. Em outubro do ano passado, foi a vez da turma de dois a três anos. A unidade percebeu, então, que havia o interesse em aprender LIibras não só das crianças, mas igualmente das professoras e dos demais funcionários da creche.

 

Este ano foi contratado um professor de Língua Brasileira de Sinais para trabalhar sinais do cotidiano em sala de aula e para ensinar os profissionais da unidade educativa. O objetivo é facilitar o contato e a interação com o aluno surdo.


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