Secretaria Municipal de Educação

14/05/2010 - Educação
Prefeitura de Florianópolis apresenta projeto no Dia Internacional do Celíaco
A coordenação é do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Celíacos em Santa Catarina.

foto/divulgação: G.S.

Dia Internacional do Celíaco

 

O projeto de inclusão de portadores da doença celíaca na rede municipal de ensino de Florianópolis será apresentado, neste domingo (16), no Centro de Atendimento ao Idoso (CATI) em São José, após Caminhada do Dia Internacional do Celíaco. A concentração está marcada às 9h na Arena Multi-Uso. A intolerância ao glúten é uma alergia permanente ao trigo, cevada e centeio.

 

O programa, desenvolvido desde 2005, oferece alimentos sem glúten a 21 alunos, distribuídos em 19 unidades, entre creches, núcleos de educação infantil e escolas. O programa faz treinamento para merendeiras e professoras, além de fazer acompanhamento nutricional das crianças.

        

A partir de 2007, foi iniciado um trabalho de desenvolvimento de novos produtos com acompanhamento de testes de aceitabilidade, valor nutricional e custo, o que resultou, por exemplo, na produção de macarrão e biscoitos integrais, ambos sem glúten.

        

No evento deste domingo, haverá distribuição de materiais informativos e do livro “Sabores e Saberes do Arroz – uma oportunidade para a alimentação escolar” com receitas de alimentos sem glúten e amostras de produtos alimentícios. 

        

A coordenação é do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Capital, em parceria com a Associação Brasileira de Celíacos em Santa Catarina (ACELBRA/SC).


galeria de imagens