Secretaria Municipal de Educação

09/11/2022 - Educação
Bairro Educador ajudou aposentada a curar depressão
Claudia de Fátima Delfino, 55 anos, participa de oficinas do programa da Prefeitura de Florianópolis, no Rio Vermelho

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Inauguração oficial sede Programa Bairro Educador - Rio Vermelho

Chocalhos, tamborins, caixas, surdos e repiques deram o ritmo, nesta quarta-feira (9), da inauguração oficial de mais uma sede do Programa Bairro Educador realizada no Rio Vermelho, Leste da Ilha. Estiveram presentes o prefeito Topázio Neto, o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, e o superintendente do Bairro Educador, Bruno Becker. 
 
Instalado na região há quatro meses, o programa atende atualmente cerca de 250 crianças, jovens e adultos da região que frequentam as oficinas: pedagógica, capoeira, futsal, danças urbanas, taekwondo e percussão. 
 
Durante o evento, o professor Alexandre Luiz apresentou à comunidade um pouco do ritmo ensinado na oficina de percussão. “Comecei muito cedo no samba na bateria da Mocidade Independente, no Rio de Janeiro. Hoje morando em Floripa estou participando desse programa maravilhoso. Tenho estudantes de 6 a 70 anos que nunca haviam tocado um instrumento e agora não perdem uma aula”, destacou Alexandre, o mestre Ale.
 
Além de utilizar a percussão como recurso didático, os participantes têm a oportunidade de vivenciar práticas musicais com instrumentos de primeira linha. “Nossos instrumentos são os mesmos utilizados pelas escolas de samba. Isso faz a diferença na hora de ensinar uma afinação ou mostrar os vários tipos de sonoridade para os alunos”, ressaltou o professor. 
 
Um dos frequentadores assíduos das aulas de percussão é Nicollas Rodrigues Gonçalves, 9 anos. “Vinha com a mãe trazer minha irmã nas aulas de dança. Quando vi a bateria tocando achei muito legal o ritmo e pedi para participar. No começo eu queria tocar caixa, mas acabei aprendendo a tocar tamborim”.
 
 
“Sou uma pessoa muito mais feliz”
 
Quem também se apaixonou pela oficina foi a aposentada Cláudia de Fatima Delfino, 55 anos. Depois de perder o esposo, ela começou a se sentir muito sozinha em casa e viu no Bairro Educador a oportunidade de tentar mudar sua rotina de vida. 
 
“Comecei a fazer exercícios na pracinha do bairro por causa das minhas crises de depressão. Lá uma amiga falou do programa e me convidou para conhecer a sede. Quando cheguei aqui e vi as crianças tocando os instrumentos logo me empolguei e perguntei se podia participar. Fui tão bem acolhida por todos que além da percussão passei a fazer dança também. Hoje posso dizer que sou uma pessoa muito mais feliz”, destacou Dona Claudia.
 
Ainda há vagas disponíveis em todas as seis oficinas do Rio Vermelho. Para participar a pessoa deve comparecer na sede localizada na Avenida Red Park, s/n, anexo à unidade cultural da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
 
O Bairro Educador é um programa da Prefeitura de Florianópolis, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Instituto Escola de Esporte Cidadã.
 
 
DIAS E HORÁRIOS DAS OFICINAS - SEDE RIO VERMELHO
 
 
-OFICINA PEDAGÓGICA 
Segunda a sexta-feira  - 8h30 às 10h  e  13h30 às 15h
 
-CAPOEIRA
Segunda,  quarta e sexta-feira - 8h30 às 10h
Segunda-feira - 13h30 às 15h 
 
-FUTSAL 
 
Segunda, quarta e quinta-feira- 10h30 às 11h30  e 14h30 à 15h30   
 
-DANÇAS URBANAS 
Segunda-feira - 10h15 às 11h45  e  15h30 às 17h 
                      
Terça e quinta-feira - 8h30 às 10h e  17h15 às 18h45
 
-TAEKWONDO 
Terça e quinta-feira - 18h45 às 20h45
Quinta-feira- 13h30 à 15h30
 
-PERCUSSÃO
Quarta e sexta-feira- 10h15 às 11h45  e 15h30 às 17h


galeria de imagens