Secretaria Municipal de Educação

29/11/2010 - Educação
Floripa Letrada ganha parceiros
Entidades se unem para fazer doações de livros e revistas para o projeto da prefeitura

foto/divulgação: Divulgação/SME

Salésio Costa e Sidneya de Oliveira, acompanhados de Rosângela Cássia, da CCL, e de Maria Rosânia, do Floripa Letrada.

 

A Câmara Catarinense do Livro virou parceira do  Floripa Letrada. Na tarde desta sexta-feira (26/11), o Presidente da entidade, Salézio Costa, fez a doação de 530 obras para o projeto das secretarias municipais de Educação e de Transportes, que disponibiliza livros e revistas em três terminais de ônibus da cidade. Os títulos das obras doadas são os mais variados:  “A terapia do abraço”, As garras do lobo”, Gafe não é pecado”, O alienista e o espelho”, “Vale tudo-Tim Maia”, “O analista de Bagé” e “O ateneu”. 

 

Para o Presidente da CCL, a instituição não poderia deixar de se engajar numa iniciativa como essa do poder público de democratizar a leitura em locais de grande movimento. Salézio Costa garantiu à Secretária Adjunta de Educação, Sidneya Gaspar de Oliveira, que fará contatos com livreiros da Grande Florianópolis para que participem igualmente do Floripa Letrada.

 

Além da Câmara do Livro, já são parceiros da prefeitura a Biblioteca da UFSC, Biblioteca Livre do Campeche (Bilica), Biblioteca Pública Estadual, Livrarias Catarinense , Editora Garapuvu, Sebo do Marcelo e Sebo do Lima.

 

O Floripa Letrada a palavra em movimento está em funcionamento desde o dia 24 de agosto, nos terminais de ônibus do Centro, do Rio Tavares e de Canasvieiras, que reúnem no total cerca de 185 mil pessoas diariamente. Os usuários têm à disposição obras para serem lidas na espera do transporte coletivo, dentro do ônibus ou durante o trajeto da viagem.  Já circulam no projeto 13 mil obras.

 

Se alguém desejar, pode levar ainda algum material para casa. Mas neste caso, a Secretária-Adjunta de Educação de Florianópolis,  Sidneya Gaspar de Oliveira, faz um apelo para que o  passageiro devolva mais tarde a obra em algumas das estantes  fixadas nas plataformas. “Isto se faz necessário para que outras pessoas tenham a oportunidade de ler o livro ou a revista. Trata-se da democratização da cultura”, salienta.

 

Quem quiser fazer doação para o Floripa Letrada, pode entrar em contato pelo telefone 3251-6100. São aceitos livros de romance, conto, poesia, ficção, auto-ajuda, crônica, aventura e biográfico. As revistas podem ser as mais diversas, como as de cultura, ciência, música e variedade.


galeria de imagens