Secretaria Municipal de Educação

28/01/2011 - Educação
Prefeitura da Capital contrata mais profissionais da Educação
Na lista há admissões inéditas por parte do Executivo

foto/divulgação: Divulgação

Literatura Infantil adaptada

 

Para este ano letivo, a Prefeitura de Florianópolis vai preencher mais 295 vagas na área da educação com servidores aprovados em concurso público, que atuarão nos mais diversos setores. Em algumas disciplinas, é a primeira vez que o poder público municipal promove efetivação.

 

É o caso de professores de Língua Brasileira de Sinais (08), que trabalham com educandos surdos e na produção de materiais e oferecimento de cursos de Libras para a comunidade educativa em geral. Foram admitidos também nos quadros da prefeitura Auxiliares de Ensino de Libras (2) , que vão fazer a tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais para o português e vice-versa em quaisquer modalidades que se apresentar: oral ou escrita.

 

Houve ainda a efetivação de Auxiliares de Ensino de Braille (2), cabendo a eles a leitura tátil de textos impressos em Braille e adaptações em relevo, assim como a leitura de  textos transcritos em português ou em língua estrangeira. Além disso, é função da profissão corrigir erros de transcrição e indicar ao ledor os erros a serem corrigidos. Os Auxilares de Ensino em Educação Especial (46) prestam assistência ao aluno com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento na locomoção, alimentação, higiene e em atividades pedagógicas motoras, entre outras funções.

 

Na lista de contratação de efetivos outros destaques são igualmente Auxiliares de Ensino em Tecnologia Educacional (50), Auxiliares de Ensino em Atividade de Ciências (20) e Professores de Dança (02).

 

Os demais educadores da relação de admitidos vão trabalhar como Administrador Escolar (01), Supervisor Escolar (06), Auxiliar de Ensino em Educação Infantil (26), Auxiliar do Ensino Fundamental (07), Professor de Anos Iniciais (12), Professor de Artes Cênicas (01), Professor de Ciências (03), Professor  de Educação Especial (14), Professor de Educação Física (11), Professor de Educação Infantil (77), Professor de Espanhol (02), Professor de Inglês (02), Professor de Matemática ( 02), Professor de Música (03), Professor de Artes Plásticas (02), Professor de Português (04) e Professor de Português e Inglês (02).  Conforme dados do ano passado, a Administração Municipal possui um total de 2.832 profissionais da educação que passaram por concurso público.