Secretaria Municipal de Educação

31/05/2011 - Educação
Prefeitura lança campanha no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo
Escolas e creches receberam placas de área 100% livre de fumaça.

foto/divulgação: Fábio Pacheco

Durante muitos anos o tabagismo foi visto como um estilo de vida, hoje é reconhecido pela ciência como uma doença, causada pela dependência de uma droga: a nicotina. Ciente dos perigos do tabagismo, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, através do Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor (DESABES), lançou no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo (31/05) a Campanha Escola Promotora de Saúde - Área 100% livre de fumaça. O evento reuniu no Centro de Educação Continuada diretores das unidades de ensino e  terá como público durante toda a semana cooredenadores das Unidades Educativas da Educação de Jovens e Adultos, ONGs e diretores da Secretaria Municipal de Educação.

 

O lançamento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e da médica oncologista doutora Senen Hauff, que trabalha há dois anos em parceria com o DESABES em campanhas promotoras de saúde. A ação tem o objetivo de promover aos servidores discussões e reflexões sobre os benefícios de conviver em áreas livres de fumo, tendo como base a Lei Municipal nº 8042/09, que proíbe o tabagismo em espaços de uso coletivo quando houver sinalizações. A campanha vai fornecer placas em todas as Unidades Educativas do Município com a frase “Não é permitido fumar a partir deste ponto. Área 100% livre de fumaça”.

 

O Exemplo

 

Embora seja proibido fumar dentro das unidades, a campanha vai incentivar os profissionais a não fumarem próximo às dependências de ensino. Para o Secretário de Educação, “O pior exemplo é um professor fumando, mesmo que seja escondido nos fundos da escola, temos que combater esse mal.” Pinto da Luz complementa “Os professores tem que manter a posição de educadores em todos os momentos”.

 

Os profissionais receberam um folder informativo com conteúdo lúdico alertando sobre os problemas do tabagismo e as formas de se livrar do vício. Segundo a doutora Senen Hauff saber controlar o estresse é fundamental. “Quando precisamos lidar com sentimentos negativos ou de frustração a resposta automática pode ser o cigarro, temos que mudar esse hábito, fumar não resolve o problema de ninguém”.

 

Para os profissionais que precisam de ajuda médica foi disponibilizada por meio de uma parceria com a Unimed o apoio de grupos de discussão. A Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é composta por 4.920 servidores da educação e 26 mil alunos.


galeria de imagens