Secretaria Municipal de Educação

03/06/2011 - Educação
Professores e alunos são bombeiros por um dia
Os dois principais momentos forama utilização do “mastro de descida rápida” e da mangueira de combate a incêndios.

foto/divulgação: SME

Os grupos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a rotina dos profissionais, o cotidiano das guarnições e as viaturas da instituição.

Na quarta-feira, 1º de junho, educadores da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e adolescentes do projeto Bombeiro Juvenil participaram de um treinamento no Quartel do Corpo de Bombeiros, Estreito. Os grupos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a rotina dos profissionais, o cotidiano das guarnições e as viaturas da instituição.

 

A capacitação dos educadores começou em 2006 por meio de uma parceria com o 1º Batalhão de Bombeiros Militares, Prefeitura da Capital e Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis. O curso de carga horária de 50 horas aula, já formou 625 educadores e trabalha os conceitos de prevenção no ambiente escolar, atendimento de primeiros socorros, noções sobre os riscos de acidentes no meio aquático, combate a princípios de incêndio e conceitos de defesa civil.

 

As turmas de Bombeiros Juvenis são fruto da parceria entre o 1º Batalhão de Bombeiros Militares, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e a Fundação CASAN (FUCAS). Os alunos são residentes na comunidade do Morro da Caixa, região continental de Florianópolis, e estão em seu quarto mês de ensino, sendo orientados pelos Bombeiros Comunitários Kátyra Armanini e Hugo Alexandro e pelos Professores Charles Schnorr e Denisson Souza. O grupo se forma no mês de julho.

 

Para o Capitão Vieira, subcomandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar esta ação aproxima a comunidade dos quartéis e multiplica os ideais de prevenção na sociedade. De acordo com o professor e bombeiro comunitário Charles Schnorr, além das instruções ministradas pelos bombeiros, os dois principais momentos foram à utilização do “mastro de descida rápida” e da mangueira de combate a incêndios, onde os adolescentes e professores sentiram-se bombeiros por um dia.


galeria de imagens