Secretaria Municipal de Educação

07/06/2011 - Educação
Qual o lugar dos alunos com necessidades especiais?
O tema estará em debate no Seminário de Educação Inclusiva da SME, na mesa redonda “Pais e filhos: trajetória escolar de pessoas com deficiência e a participação da família”. O evento se estende até sexta-feira, no Hotel Morro das Pedras.

foto/divulgação:

Samuel Sestaro em discurso na Câmara dos Deputados

 

O Seminário de Educação Inclusiva, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis, tem em sua agenda nesta quarta-feira (08/06) a mesa redonda “Pais e filhos: trajetória escolar de pessoas com deficiência e a participação da família”.  O design de moda, de São Paulo, Samuel Sestaro, estará presente no debate. Ele, que possui síndrome de down, falará no evento acompanhado da mãe, Vilma.

Em março, em Brasília, na Câmara dos Deputados, Samuel salientou que “os pais devem dar a seus filhos e filhas todas as oportunidades de estudar em escolas regulares e conviver com pessoas da mesma idade, de namorar, de saírem sozinhos ou com os seus amigos. Nós só aprendemos fazendo", frisou.

 

A deficiente visual, Michelle Jacinto, 17, estudante do terceiro ano do ensino médio, no Colégio de Aplicação da UFSC, é outra presença garantida na mesa redonda. Michelle, que irá participar do evento com a avó Dagma,  prestará vestibular para Geografia. A mesa redonda está marcada para as 13h30, na sede do seminário, o Hotel Morro das Pedras.

Antes, pela manhã, às 8h30, haverá a palestra “A organização e a gestão da escola para a inclusão”, com a doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará, Selene Maria Penaforte.  A conferência tratará das atitudes que os gestores devem tomar para que no meio escolar haja inclusão e não exclusão.

Abertura

Nesta terça-feira, no primeiro dia do VII Seminário de Educação Inclusiva: direito á diversidade, houve a palestra “A escola e sua relação com o sistema de ensino”, com a doutoranda em educação pela UNICAMP, Rosângela Machado. O evento é um espaço para os profissionais debaterem as formas de adaptação da aprendizagem nas instituições e apresentação de materiais para diversas linguagens. Presente na cerimônia, o Secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz ressaltou que as políticas públicas precisam se integrar para atender todos os alunos, indistintamente. “Nosso objetivo é incluir, procurando saber qual é a necessidade de cada aluno.”

Demais palestras

Na quinta-feira, 9, a doutoranda pela USP e sócia fundadora da Associação Educacional para Múltipla Deficiência, Shirley Rodrigues, fará a palestra “Deficiência Múltipla e Surdocegueira: o acesso ao conhecimento na sala de aula regular”.

Outra palestra importante será “Rompendo barreiras atitudinais no contexto da educação inclusiva”, que ocorrerá na sexta-feira, dia 10, com Adriano Henrique Nuernberg, graduado em psicologia pela UFSC. Na apresentação será discutida práticas para que a sociedade perca preconceitos relativos às pessoas com deficiência.

Ainda na sexta-feira a pedagoga Maria Terezinha da Consolação vai falar sobre  “A construção do projeto político pedagógico na escola da multipliscidade”. Para a pedagoga, “quando a escola entende que as diferenças existem e começa a trabalhar com elas, as mudanças ocorrem contemplando as demandas de todos e não apenas das pessoas com deficiência e outros alunos da educação especial. Esta é a forma efetiva de fazer acontecer o princípio democrático da educação com qualidade, que só se garante, quando a instituição escolar se especializa em todos os alunos e não em alguns deles”.