Secretaria Municipal de Educação

04/10/2011 - Educação
Professores de Educação infantil da Capital viram atores de teatro
Ligados à rede municipal, eles percorrem creches encenando o espetáculo “Brasil de todas as cores”

foto/divulgação:

Zeca é um manezinho da Ilha de santa Catarina, que deseja conhecer os diferentes tipos de cidadãos que existem no país. Em sonhos, uma fada madrinha convida vários brasileiros a mostrarem para o menino um pouquinho de seus costumes, comidas, sotaques, roupas. Esse enredo faz parte da peça Brasil de Todas as Cores, encenada pela Trupe da Alegria, formada por 20 professores de educação infantil da rede municipal de ensino. Eles encarnam o pescador, a rendeira, o gaúcho, o carioca, a baiana, o índio. Tudo com muita dança e música.

A peça percorrerá um total de 16 unidades educativas, entre creches e núcleos de educação infantil. Nesta quarta-feira (05/10) será a vez de apresentações nas creches Júlia Maria Rodrigues e Celso Pamplona. “É um espetáculo que retrata a diversidade brasileira e enfatiza o respeito à diferença”, coloca o diretor Diego de Medeiros.

Rosetenair Feijó faz o papel de pescador, que incentiva a criançada a comer cação, servido na alimentação escolar. A professora salienta que o profissional que passa pela formação teatral com Medeiros adquire outras possibilidades para trabalhar com os pequenos. “A expressão
corporal é mais viva, a maneira de contar uma história fica mais fascinante”, diz. Ela acrescenta que o papel da trupe é também mostrar aos outros professores que as crianças precisam desse espaço cênico e de conhecer desde cedo essa arte.

Mestrado

O grupo foi formado no ano passado, como campo de pesquisa para a dissertação de mestrado de Diego de Medeiros sobre a formação de professores de educação infantil para o trabalho com teatro. A primeira peça da trupe foi "Uma creche divertida e colorida", representada em oito unidades.


galeria de imagens