Secretaria Municipal de Educação

05/10/2011 - Educação
Atos pelo Estado marcam Hora da paz
Uma das manifestações ocorreu na manhã desta quarta-feira no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis

foto/divulgação:

Foto: Cristiano Andujar

Diversas instituições de Santa Catarina celebram nesta quarta-feira a Hora da Paz. Em Florianópolis, um dos atos ocorreu na manhã desta quarta-feira no Palácio Cruz e Sousa. Conforme uma das organizadoras, professora Sueli Amália de Andrade, o momento foi de reflexão sobre os princípios da paz. “O objetivo é chamar a atenção para o convívio harmonioso, sensibilizando as pessoas a viverem em paz, resolvendo os conflitos de forma pacífica”, completa. A ideia é que o movimento ocorresse no Estado também à tarde e início da noite. A coordenação é da Secretaria Municipal de Educação da Capital, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

Segundo a Organização das Nações Unidas, ONU, há seis princípios da paz: respeitar a vida, rejeitar a violência, redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e preservar o planeta. A Rede Municipal de Ensino de Florianópolis criou mais três princípios: resgatar gestos de gentileza, cultivar o bom humor e ser comprometido.

O Secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, lembrou que a prefeitura implantou em 2008 o programa Educação para Cultura de Paz. O programa visa contribuir para a diminuição da violência de alunos, familiares e da comunidade escolar. O Secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, aproveitou o evento para lançar o documento de ações a serem implantadas em todas as regiões: Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola.

A celebração no Palácio Cruz e Sousa contou com apresentações artísticas do Coral da Rede Municipal de Ensino, composto por 80 alunos, e pelo grupo de dança da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC).

Apoiam a iniciativa a Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, ONG FloripAmanhã, Instituto Guga Kuerten, No Drogas, União dos Escoteiros do Brasil/SC e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (CDL).

 

Paz virou lei

A Hora da Paz é realizada em outubro, uma vez que neste mês acontecem duas comemorações, a Semana Estadual da Cultura de Paz (5 a 9/10), instituída em 2004, e o Dia Municipal do Cidadão da Paz, dia 9, criado em 2008.


galeria de imagens