Secretaria Municipal de Educação

06/10/2011 - Educação
Professora da rede municipal de ensino recebe homenagem da ALESC
Célia Maria diz que alfabetizar vai além de ensinar a ler e escrever.

foto/divulgação:

Ela tem 25 anos de magistério, dos quais 24 são dedicados à Escola Básica Osvaldo Machado, de Ponta das Canas.  Como alfabetizadora, seus alunos se destacaram na Prova Floripa, um teste para avaliar a aprendizagem  das crianças. 

 

Por esses exemplos, Célia Maria dos Santos da Silva foi escolhida para representar os profissionais de educação da rede municipal de Florianópolis, em uma homenagem prestada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A solenidade ocorrerá no dia 17 de outubro, em Chapecó, em comemoração ao Dia do Professor.

 

Célia Maria iniciou a carreira como professora substituta no ano de 1986 na Escola  Osvaldo Machado.  Na sequência, pela prefeitura ainda, lecionou nas escolas Alfredo Rohr e  José do Valle Pereira. Teve passagem também pelo Curso Elementar Menino Jesus. Em agosto de 1988, ela foi efetivada na Osvaldo Machado onde atua até hoje.

 

Nestes 25 anos em sala de aula, a maior parte do tempo trabalhou com crianças de anos iniciais.  Filha de professora alfabetizadora, Célia acredita que a mãe, Osvaldina,  foi uma das inspirações para que ela se identificasse tanto com esta classe.

 

Exigência

 

Para a Pedagogia, formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),  a tarefa de alfabetizar não é fácil, requer dedicação, comprometimento e um olhar atento a cada criança. “Compreendo que alfabetizar, vai além de ensinar a ler e escrever. É produzir sujeitos que façam uma leitura da realidade para muito além das letras, pois a sociedade em que vivemos nos faz essa exigência”, salienta.

 

Célia Maria revela que procurar ensinar levando em conta a história de vida e a bagagem que cada criança traz. “Penso que o processo de aquisição da linguagem escrita e oral resultará das relações sociais oportunizadas pelo professor e seus alunos no ambiente escolar”, dispara.

 

A homenageada da Assembleia Legislativa, que também foi alfabetizada na Osvaldo Machado, destaca que atualmente já dá aulas para filhos de ex-alunos.  Célia finaliza dizendo que “esta homenagem é gratificante. Ver o meu trabalho reconhecido é acreditar que toda dedicação vale a pena”.   


galeria de imagens