Secretaria Municipal de Educação

01/11/2011 - Educação
Escolas estão movimentadas com início das rematrículas
O processo, sempre pela internet, será estendido até 16 de novembro.

foto/divulgação:

Três minutos. Esse é o tempo médio que a maioria das pessoas está levando na internet para fazer a rematrícula dos alunos no ensino fundamental ligado à Secretaria de Educação da Capital. O processo iniciou nesta terça-feira (1º/11) e vai até o dia 16 de novembro.  Mediante o preenchimento de um formulário, os responsáveis pelos estudantes fazem a operação acessando o portal da prefeitura: www.pmf.sc.gov.br. A sala informatizada de cada uma das 36 escolas está  disponível para as famílias que não tenham acesso à web. De um total de 15 mil 178 alunos da rede, a Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, possui o maior número de crianças e adolescentes para serem rematriculados: 986. 

Da mesma forma, a rematrícula para 2012 da Educação de Jovens e Adultos, EJA, também pode ser feita. As novas matrículas começam somente no dia 21 de novembro.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3251-6127.

 

Rafaela, 8 anos, juntamente com Lavínia, Kauana e Shayane, ambas de 7 anos, fazem parte do grupo que continuarão a estudar na mesma escola. Os pais das meninas já estão tomando providências para fazer a rematrícula delas no terceiro ano do ensino fundamental na Escola Desdobra Municipal José Jacinto Cardoso. Quem já rematriculou a filha Anelise no segundo ano  na unidade educacional do bairro Serrinha foi Alceu Varela. “Minha família e eu somos muito bem atendidos aqui. Não há de razão de mudar a criança de escola”, afirma.  A alagoana Edione Gomes da Silva garantiu vaga no terceiro ano para a filha Taynara.  “Agora é esperar o dia 21 de novembro para fazer a matrícula do meu filho Luiz no primeiro ano”, comenta.

 

Automaticamente

 

Dentro do sistema on line, o aluno será matriculado automaticamente para o ano ou série posterior, devendo os responsáveis atualizar os dados na nova ficha cadastral. O turno em que a criança ou adolescente irá frequentar no ano que vem será definido pela escola, de acordo com as questões pedagógicas e conforme as vagas.

 

Novas matrículas


As novas inscrições vão ocorrer de 21 de novembro a 2 de março  e quem fizer matrícula poderá optar apenas por um estabelecimento de ensino.  A Escola Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, oferece o maior número de novas vagas: 197, de um universo de 2.930.

 

Neste ano ainda, a validação da inscrição poderá ser feita até o dia 16 de dezembro, pois depois desta data as unidades  estarão em recesso escolar. O novo período de validação ocorrerá a partir de 3 de fevereiro. A documentação mínima exigida é a certidão de nascimento da criança ou adolescente e o atestado de frequência ou de aprovação.  Para a EJA é preciso certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG) e comprovante de residência.

 

Mais próximo de casa


Como critério de novas inscrições, o pai, mãe ou responsável devem residir no município de Florianópolis, e matricular o aluno, prioritariamente, o mais próximo de sua residência. Caso haja vaga, existe a possibilidade da efetivação de matrícula em uma escola na região próxima do trabalho dos pais ou responsáveis.

 

Transporte

 

Os alunos que têm direito ao benefício do transporte escolar gratuito deverão obrigatoriamente fazer seu recadastramento dentro do sistema on line, e posteriormente entregar a documentação comprobatória à unidade educativa. Se esse recadastramento não for feito, quem já recebe o benefício em 2011, terá o vale transporte bloqueado automaticamente em 2012, até que a situação seja regularizada.


galeria de imagens