Secretaria Municipal de Educação

03/11/2011 - Educação
Crianças e adolescentes melhoram rendimento escolar com a prática de Judô
Treze alunos disputarão o campeonato brasileiro, em São Paulo.

foto/divulgação:

Disciplina, respeito e melhora nas notas dos alunos. Estes são alguns dos benefícios que o “Projeto Judô Para Todos” está proporcionando. São 146 crianças, adolescentes e até pais participam do programa, em Florianópolis. As aulas ocorrem toda segunda, terça e quinta-feira, das 17h30 às 20h30 na Base Aérea. Já na terça e quarta-feira, entre 9h e 10h30 e das 14h às 15h30, o projeto é realizado no Centro de Integração Familiar (CEIFA), no bairro Caieira do Saco dos Limões, entidade ligada à Prefeitura da Capital.

 

Somente este ano o grupo participou de seis campeonatos, entre eles o Catarinense, o Campeonato Brasileiro e o Mundial, que ocorreu no Rio de Janeiro. Neste último evento, foram convocados três atletas do projeto para integrar a Seleção Brasileira de Judô. Já nos dias 11,12 e 13 de novembro 13 alunos irão disputar o XI Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, na cidade de Assis, em São Paulo.

 

União entre pais e filhos

 

O coordenador e fundador do programa, Altair Gonçalves, conta que pratica o esporte há vinte anos. No judô, após a faixa preta há dez graus, os chamados Dan. Gonçalves está no terceiro. Ele que ensina crianças, jovens e adultos de 3 a 40 anos, diz que nos quatro anos de projeto tem percebido a importância da prática na vida dos alunos. “Além de ajudar na inclusão social, é uma arte marcial muito disciplinadora, o que contribui também no rendimento escolar”.

 

Outro benefício é a união entre pais e filhos. Levando os jovens para as aulas, alguns pais acabaram se interessando pelo esporte e começaram a praticar. “Eu percebi que muitos pais não tinham tempo com seus filhos e agora participam de campeonatos juntos”, revela o professor.

 

O judoca quer construir uma sede para a entidade e além do ensino da arte marcial quer também colaborar com oficinas para toda a comunidade.

 

O Judô

 

A criação do Judô é atribuída ao nipônico Jigoro Kano, nascido em 28 de outubro de 1860. O esporte que tem origens milenares, deriva da também arte marcial, jiu-jitsu. O Judô tornou-se esporte olímpico como modalidade oficial em 1972, e é considerada de grande importância para o cenário desportivo brasileiro e tem reconhecimento notório, devido sua trajetória de conquistas no âmbito internacional. A prática também é uma grande aliada aos programas de ações sociais que objetivam a inserção social por meio de práticas desportivas.


galeria de imagens