Secretaria Municipal de Educação

18/06/2012 - Educação
Sidneya de Oliveira assume a Secretaria de Educação
Desde o início do mês, a professora está a frente também da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

foto/divulgação:

A professora de letras Sidneya Gaspar de Oliveira, assumiu a Secretaria da Educação de Florianópolis no último dia 6 de junho, bem como a Superintendência da Fundação Franklin Cascaes. Ela, que já exercia o cargo de Secretária Adjunta, substitui o professor Rodolfo Pinto da Luz na SME e na Fundação Franklin Cascaes. Rodolfo deixou o comando das duas instituições visando às eleições municipais

O objetivo da secretária é dar continuidade ao trabalho de qualificação da educação infantil e básica, atendendo crianças e adolescentes do município, assim como à educação de jovens e adultos.

 

Projetos

            A SME tem, como grande desafio, ampliar ainda mais as vagas na educação infantil, para atender mais crianças de 0 a 5 anos. O projeto de Expansão e Aperfeiçoamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vem ao encontro deste objetivo, e possibilitará a construção de 23 novas creches em cinco anos. No mesmo projeto, destaca-se a proposta de construção de dois centros de Inovação da Educação Básica, qualificando o ensino em tempo integral.

            Cabe destacar o Programa Educando com a Horta Escolar, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que receberá, no dia 29 de junho, o Prêmio Nacional Prefeito Amigo da Criança.

            Projetos como o Escola Aberta,, Floripa Letrada, Cultura de Paz, Diversidade Étnicorracial, Um Computador Por Aluno, Círculo de Leitura, Alimentação Escolar, Contação de Histórias, Orientação Curricular, Tempo Integral, Trilhas, Alfabetização e Letramento, Formação Continuada, entre outros, serão incentivados.

            Em relação à Fundação Franklin Cascaes, a professora afirma que dará prosseguimento à valorização dos artistas locais, ao fortalecimento do Conselho de Políticas Culturais e ao investimento nos projetos culturais apresentados pela população,  como expressão artística popular .

 

Histórico

 

Sidneya Gaspar de Oliveira nasceu em Laguna, sul do Estado de Santa Catarina, e aos 14 anos mudou-se para Florianópolis onde concluiu o ensino médio. Sidneya é graduada em Letras pela UFSC, e pós-graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universidade de Lisboa, em Portugal.    

Na UFSC, além de professora foi Pró-Reitora, Diretora do Centro de Comunicação e Expressão, Primeira Ouvidora, Coordenadora de Redação do Concurso Vestibular da UFSC, Membro da COPERVE, Coordenadora de Extensão, exercendo, também, outras atividades na área da pesquisa e extensão. Foi superintendente da TV Cultura de Santa Catarina e coordenadora da TV UFSC. Possui vários trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, e cinco livros, todos na área da Linguística e da Língua Portuguesa. Na cultura, participou de duas exposições como artista plástica.

Atualmente é conselheira junto ao Conselho Científico do Sapiens Parque, Conselheira e Secretária do Conselho da FAPEU/UFSC, Conselheira do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis.