Secretaria Municipal de Educação

27/06/2012 - Educação
Seminário de Educação Inclusiva começa na Capital
Até sexta-feira a SME irá realizar evento para debater a inclusão de alunos com deficiência na rede de ensino

foto/divulgação:

Iniciou hoje o Seminário de Educação Inclusiva, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Até sexta-feira (29) o evento, que ocorre no Hotel Morro das Pedras, reune Gestores da Educação Especial, Professores das Unidades Educativas e das Instituições Conveniadas, parceiras da rede de ensino da Capital, e representantes de 35 Municípios do Estado, com o objetivo de promover a formação desses profissionais para a efetivação das redes educacionais inclusivas.

 

Abertura

 

A grande atração da manhã foi a palestra de abertura “A Organização e a Gestão da Escola para a Inclusão”, com a professora Maria Teresa Eglér Mantoan, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em educação, Maria Teresa falou de suas experiências com o ensino e suas reflexões sobre educação inclusiva.

 

No período vespertino, a professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) aborda o tema: Currículo e Atendimento Educacional Especializado.  

 

De acordo com a Gerente de Educação Inclusiva, Lenir Fonceca, o Atendimento Educacional Especializado alcança atualmente 450 crianças e adolescentes com deficiência, inseridos na rede regular de ensino. Mas alerta: “Apesar dos avanços ainda há muito o que melhorar, a inclusão para ser verdadeira precisa ser para todos e para cada um”.

 

 

Palestras

 

Na quinta-feira, a Professora Drª Maria Terezinha da Consolação dos Santos (UNICAMP) falará sobre Inclusão e Diferenças.

 

Outro destaque do evento é a apresentação de um protótipo para auxiliar no aprendizado de deficientes visuais, pelo Centro de Referência em Tecnologia Inovadora da Universidade Federal de Santa Catarina (CERTI/UFSC).

 

Além disso, professores de turmas do ensino regular e ex-alunos, com deficiência, que estudaram na rede municipal e hoje estão em diferentes faculdades, farão relatos de suas experiências com a educação inclusiva.

 

Atendimento Especializado

 

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado pelas salas multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, em acordo com MEC/SECADI, tem o objetivo de assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência física, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que visam eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

 

Programação

 

Quinta-feira - 28 de junho

8h30 - Palestra: Inclusão e Diferenças

Profª Dra Maria Terezinha Consolação (UNICAMP)

11h - Palestra: Implementação do AEE em Palhoça

Profª MS Rafaela Freitas

12h - Almoço

13h30 - Apresentação do Grupo de Dança da APAE Florianópolis

14h30 - Relatos de Experiências dos alunos na Universidade

Convidados: Abdel Hussein, Michelli Jacinto, Deonísio Schimitt

16h - Intervalo

16h15 - Relato de Experiências de alunos incluídos no Ensino Regular

Profª Sharlene dos Santos SME/Florianópolis

 

Sexta-feira - 29 de junho

8h30 - Trajetória da Educação Inclusiva de Florianópolis

Professoras: Liliana R. Soares, Vanilúcia C. Espíndola, Rosali M. S. Silva, Denise Montibeller, Rosangela Machado, Geisa Böck e Lenir M. Fonceca.

12h – Encerramento

 

Municípios participantes

 Águas Mornas

Alfredo Wagner

Angelina

Anitápolis

Armazém

Atalanta

Biguaçu

Cocal do Sul

Bom Retiro

Bombinhas

Chapada do Lajeado

Garopaba

Gravatal

Imbituba

Ituporanga

Imbuia

Leoberto Leal

Major Gersino

Nova Trento

Palhoça

Paulo Lopes

Petrolina

Porto Belo

Presidente Nereu

Rancho Queimado

Santa Rosa do Leste

Santo Amaro da Imperatriz

São Bonifácio

São José

São Martinho

São Pedro de Alcântara

Tijucas

Trombudo Central

Urupema

Vidal Ramos


galeria de imagens