Secretaria Municipal de Educação

05/01/2010 - Educação
Prêmio valoriza a inclusão educacional
SME possui serviço de Atendimento Educacional Especializado.

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A eliminação das barreiras que impedem o pleno acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos da educação especial nas classes comuns do ensino regular é um grande desafio. Para incentivar e valorizar as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à Educação, o Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), irá realizar o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br/premioesperienciaseducacionaisinclusivas, até o dia 12 de março.

 

O prêmio tem por objetivo promover e difundir experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, tendo como base a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

 

Serão premiadas cinco escolas públicas, uma de cada região do Brasil. A entrega da premiação será durante o VI Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, em maio de 2010.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis possui o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Através deste programa, atualmente cerca de 360 alunos têm garantido o acesso ao ensino regular, sendo beneficiados desde crianças de creches e núcleos de educação infantil, até os matriculados no ensino fundamental e nos núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que visam eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O Atendimento é realizado no período inverso ao da classe comum frequentado pelo estudante e desenvolvido nas salas multimeios.

 

Nestes locais, são trabalhados com os alunos com deficiência questões específicas para que possam acompanhar em condições de igualdade aos demais, o ensino regular. Como exemplo, há o ensino de Libras para os surdos, braille para os cegos e comunicação alternativa para pessoas com inexistência da fala, entre outras ações.

 

O objetivo da SME é assegurar a inclusão escolar de alunos com cegueira, baixa visão, surdez, deficiência mental, deficiência física, autismo e altas habilidades.