Secretaria Municipal de Educação

13/01/2010 - Educação
Programa Paz na Escola agora é Lei
Projeto já faz parte das ações da SME desde 2008.

foto/divulgação:

 

O programa Paz na Escola, que já vinha sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, virou lei desde o final do ano passado. O projeto tem ação interdisciplinar e conta com a participação comunitária para a prevenção e controle da violência em todas as escolas de Florianópolis.

            Deverá ser criada em cada unidade escolar uma equipe de trabalho, constituída por professores, funcionários da escola, alunos, especialistas em educação, pais e representantes ligados à comunidade escolar.

            As equipes de trabalho devem desenvolver ações e campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida, implementar ações voltadas ao controle de violência na escola e desenvolver ações culturais, sociais e desportivas que fortaleçam os vínculos entre a comunidade escolar e a população.

            A Secretaria Municipal de Educação da Capital já planejou as ações que serão desenvolvidas no primeiro semestre de 2010 em 107 Unidades Educativas da Prefeitura. Coordenada pela Professora Sueli Amália de Andrade, a comissão responsável pelo Programa Educação para Cultura de Paz vai expandir e implementar o programa em todas as escolas, creches e NEIs da Rede Municipal de Ensino. O Programa agora será implantado, primeiramente, naquelas Unidades com maiores índices de violências, roubos e drogas ilícitas no bairro onde estão inseridas. Mas o trabalho de cultura de paz já está andamento em 20 Unidades Educativas.

            O slogan do programa, que já faz parte das ações pedagógicas da RME, é “Haja Paz na Terra a Começar em Mim”. Entre os objetivos do projeto, está contribuir para a diminuição da violência na escola, na família e na comunidade, e estimular professores, educadores, servidores, educandos, pais e comunidades a vivenciarem no cotidiano os princípios da cultura de paz.