Secretaria Municipal de Educação

24/10/2012 - Educação
Seminário vai debater a combinação literatura e novas mídias
O encontro promoverá debates com especialistas e a divulgação de experiências realizadas na rede municipal de ensino

foto/divulgação: SME

Experiência da Rádio Galerinha

Os livros e os meios considerados analógicos serão abocanhados pela nova mídia? A internet é responsável por reduzir o nível de letramento dos jovens? Estas e outras questões intrigantes serão apresentadas no I Seminário de Mídia e Leitura: Mediações na Escola. O encontro promoverá debates com especialistas da área e a divulgação de experiências realizadas na rede municipal de ensino. Será nesta quinta (25) e sexta-feira (26) no Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME), localizado à Rua Ferreira Lima nº 82. A abertura do seminário será às 18h, no dia seguinte a programação segue a partir das 8h. O encontro é organizado pela Gerência de Tecnologia Educacional da SME, ligado a Diretoria de Educação Continuada.

 

A abertura contará com a palestra “A Literatura Infantil e Juvenil frente às tecnologias e às novas formas de produção”, da professora Gilka Girardello (UFSC). Ela é graduada em Comunicação Social pela UFRGS, mestre pela New School for Social Research e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. É professora da Faculdade de Educação da UFSC, na graduação e na pós-graduação. Atualmente, seus interesses de pesquisa são as relações entre mídia e infância.

 

Relatos

 

No segundo dia algumas unidades municipais apresentarão relatos de experiências frente às novas tecnologias. São trabalhos coordenados por bibliotecários, auxiliares de ensino de tecnologia educacional e professores. No período matutino participarão as Escolas Básicas Mâncio Costa, Luiz Cândido da Luz, João Francisco Garcez, José do Vale Pereira, Maria Conceição Nunes e Paulo Fontes. Após a apresentação dos relatos ocorrerá um debate com as professoras Maria Emília Ganzarolli e Nilza Godoy.

 

Maria Ganzarolli é professora da UDESC, possui Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente na formação de leitores, literatura infantil e juvenil, ação cultural, biblioteca escolar e biblioteca pública. Nilza Godoy é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

Criança e leitura

 

Na última parte do encontro participam a Escola Desdobrada Costa da Lagoa e as Escolas Básicas Brigadeiro Eduardo Gomes, João Alfredo Rohr, Batista Pereira e Vitor Miguel de Souza. O encontro encerra com a palestra “O educador como mediador entre criança, leitura e mídia”, proferida pelas professoras Mônica Fantin  e Eliane Debus .

 

Mônica Fantin é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio na Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão, Itália. Tem experiência na área de educação, com ênfase no campo da infância, mídia-educação e formação de professores. Eliane Debus é professora do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.

 

Rádio Galerinha

 

Uma das experiências que será apresentada é a da Rádio Galerinha, emissora online desenvolvida na Escola Básica Municipal Paulo Fontes, Santo Antônio de Lisboa. Desde junho 35 alunos do 6º ano se empenham em aprender a produzir, editar e publicar os programas em áudio. A iniciativa é coordenada pela professora de Língua Portuguesa Vera Ferreira e a Auxiliar de Tecnologia Educacional Marley Macusca, responsável pela sala informatizada da unidade.

 

Primeiro foi trabalhado com os alunos os gêneros textuais específicos para o rádio. Em seguida os estudantes participaram de oficinas para edição com o software Audacity. A próxima etapa foi escolher o nome e slogan, “Rádio Galerinha – A rádio que vai deixar você mais ligado”. Em seguida foram gravados os programas para estrearem na Festa da Família, que aconteceu no dia 1º de Setembro. O próximo passo será a organização de uma programação fixa da rádio.

 

De acordo com a professora Vera o projeto contribuiu para melhorar a oralidade, criticidade e a autonomia dos alunos. “O fato de que eles produzem para um ouvinte real ampliou mais a expectativa e o empenho de todos.” Os programas podem ser acompanhados pelo blog da Paulo Fontes: http://sipaulofontes.blogspot.com.br .

 

Escola em 3D

 

A Escola Básica Municipal Mâncio Costa, Ratones, apresentará um trabalho baseado na obra da literatura catarinense “Contra feitiço, feitiço e meio”. Nela, 52 alunos do 6º ano e 7ª série realizaram uma releitura e interpretação da obra utilizando a técnica em 3D na confecção de quadros.

 

Em parceria com o projeto Clube da Leitura cada aluno leu a obra, fez um esboço do quadro a ser pintado e partiram para a produção. Dentre os materiais foram utilizados cabelos, jornal e tecido, os materiais foram colados no papel, dando uma perspectiva em terceira dimensão. Além da pintura, uma conversa com a autora da obra, Elisabet Bocheco, contribuiu para diminuiu a distância entre a obra escrita e quem escreveu.

 

Para Sueli Martins, bibliotecária e coordenadora do projeto, “a iniciativa permitiu aos alunos ampliar o seu vocabulário e suas expressões passaram a fluir com mais facilidade.”

 

 

 

Programação completa:

 

25/10

Credenciamento

18h Cerimônia de abertura e apresentação Cultural

“A Literatura Infantil e Juvenil frente às tecnologias e às novas formas de produção

da linguagem.”

Palestrante: Gilka Girardello (UFSC)

 

26/10

8h abertura:

Relato 1: Contra feitiço, feitiço e meio: uma interpretação em 3D ( EB. Mâncio Costa)

Relato 2: “Os Ecossistemas de Florianópolis da EBM. Luiz Cândido para o mundo através das redes.” (EB. Luiz Cândido da Luz)

Relato 3: “A literatura Infantil nos anos iniciais: um relato de experiência.” (EDM. João Francisco Garcez)

 

Intervalo

 

Relato 4: “Do analógico ao Digital: A fotografia como Linguagem Educacional.” (EDM. EBM. José do Vale Pereira)

Relato 5: “Clube da Leitura: a Ponte Sumiu” (EBM. Maria Conceição Nunes)

Relato 6: “Rádio na Escola Paulo Fontes” (EBM. Dr. Paulo Fontes)

Apreciação e debate Maria Emília Ganzarolli (UDESC) e a Nilza Godoy (UFSC)

 

12h Almoço

 

13h Relato 7: “Aventuras na Ilha da Magia” (EBM. Brigadeiro Eduardo Gomes)

Relato 8: “Folder Informativo: um projeto multidisciplinar da SI” (EBM. João Alfredo Rohr)

Relato 9: “ Cultura e Arte na escola: o ambiente natural e cultural como centro do trabalho didático.” (ED. Costa da Lagoa)

Relato 10: “Das páginas do livro, as páginas da internet: a literatura e as novas tecnologias em diálogo.” (EBM. João Batista Pereira)

Relato 11: “Special Cookbook: livro de receitas.” (EBM. Vitor Miguel de Souza)

Apreciação e debate Mônica Fantin e Eliane Debus

 

Palestra de encerramento: O educador como mediador entre criança, leitura e mídia.

Mônica Fantin (UFSC) e Eliane Debus (UFSC)


galeria de imagens