Secretaria Municipal de Educação

01/11/2012 - Educação
Seminário vai debater Educação, Diversidade e Igualdade Racial
Encontro reunirá educadores para socializar experiências pautadas em políticas de ações afirmativas na rede

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Além de palestras acontecerá a socialização de experiências educativas desenvolvidas com as crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Combater preconceitos e discriminações no ambiente escolar, desenvolver a educação para as relações étnico-raciais e promover a igualdade racial são grandes desafios colocados às instituições educativas. Estes aspectos serão abordados no Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RME), em sua oitava edição. Para isso, com o tema “A Educação das Relações Étnico-Raciais na RME: Avanços e Desafios” haverá debates e reflexões sobre: a educação na perspectiva dos direitos humanos, a realidade racial e social da Grande Florianópolis; as Leis Federais 10.649/03 e 11.645/08 que determinam o estudo da história e cultura africana afro-brasileira e indígena; e as metodologias e estratégias para a consolidação do processo de inclusão social no âmbito da Educação. O encontro acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, das 8h30 às 17h no Centro de Educação Continuada, localizado à Rua Ferreira Lima, 82.

 

Além de palestras acontecerá a socialização de experiências educativas desenvolvidas com as crianças, adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino e instituições conveniadas. As inscrições, voltadas para educadores ligados à Secretaria Municipal de Educação, seguem abertas até 5 de novembro, no site www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/, link Formação Permanente. Mais informações nos telefones 2106-5606 ou 2106-5904.

 

Educação, Diversidade e Igualdade Racial

 

Dentre os conferencistas estará Hédio Silva Júnior, Doutor em Direito, Ex- Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, Diretor do CEERT – SP (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desiguladades) e professor da Universidade Zumbi dos Palmares, que abrirá o evento pela manhã. Ele vai falar a respeito da “Educação, Diversidade e Igualdade Racial”. Hédio Silva tornou-se conhecido pela luta em defesa dos direitos humanos e da promoção da igualdade racial. É defensor da política de cotas no Brasil e teve participação significativa para a sua aprovação no Supremo Tribunal Federal, em abril deste ano e no processo de implantação e implementação das mesmas. Édio é autor de diversos livros, entre eles: “Anti-Racismo - Coletânea de Leis Brasileiras (Federais, Estaduais, Municipais)” e “Direito de Igualdade Racial: Aspectos Constitucionais, Civis e Penais”.

 

 

Panorama racial da Grande Florianópolis

 

Os “Indicadores Raciais e Sociais da Grande Florianópolis” é o foco da conferência da professora Jeruse Maria Romão no período vespertino. Ela é Mestre em Educação, escritora e pesquisadora sobre africanidades, Presidente do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Santa Catarina e Consultora da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Será abordado os indicadores sociais e raciais da Região Metropolitana de Florianópolis, a partir da pesquisa realizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em pareceria com a SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. O objetivo é problematizar e discutir o atual panorama e seus impactos e implicações na área da educação. Jeruse é autora do livro “A África está em nós, Africanidades Catarinenses”. A obra é a primeira do país a dar visibilidade a questões regionais da história dos negros.

 

A questão indígena nos currículos das instituições educativas

 

O primeiro dia do seminário encerra com a palestra “A Lei 11.645/08 e suas implicações pedagógicas”, com Silvia Maria de Oliveira. Ela é Mestre em educação, formadora de docentes nas áreas de Educação do Campo, Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos e pesquisadora na questão indígena e é Consultora da Secretaria Municipal de Educação. A lei 11.645/08 determina o estudo da história e cultura indígena.  No debate serão discutidos aspectos das culturas que caracterizam a formação da população brasileira e catarinense de matriz indígena, resgatando a sua participação nas áreas social, econômica e política.

 

 

A Rede Municipal de Ensino em foco

 

Os relatos de experiências positivas sobre a temática étnico-racial em unidades da rede serão socializados no segundo dia do evento. Apresentações culturais das instituições educativas e grupos culturais serão realizadas no decorrer do seminário. Além disso, haverá a apresentação do estudo preliminar “O atendimento das Crianças de Educação Infantil em Florianópolis: Um recorte Étnico”. O trabalho vem sendo organizado há três meses por Sonia Fernandes, Diretora da Educação Infantil da RME e Giselle Vasconcelos, Supervisora da Educação Infantil da RME. O ponto central é identificar o acesso da população negra à Educação Infantil em Florianópolis, fazendo um comparativo com o índice brasileiro.

 

Programação

 

08/11 – quinta-feira

 

9h – Abertura 

9h30 – Palestra: Educação, Diversidade e Igualdade Racial – Dr. Hédio Silva Júnior                                                                                    

12h – Ageun

13h – Performance    

13h30 – Conferência: Indicadores Raciais e Sociais da Grande Florianópolis – Profª Jeruse Maria Romão

15h30 – Omi dudu

15h45 – Palestra: A Lei 11.645 e suas implicações pedagógicas – Profª Silvia Maria de Oliveira

17h – Encerramento

 

09/11 – sexta-feira

 

8h30 – Relatos de Experiências

10h – Omi dudu

10h15 – Relatos de Experiências 

12h – Ageun

13h – Performance                                                  

13h30 – Apresentação: O atendimento das Crianças de Educação Infantil em Florianópolis: Um recorte Étnico – Profª Sonia Cristina de Lima Fernandes e Profª Giselle Silva Machado de Vasconcelos

14h – Grupo de trabalho

15h30 – Omi dudu

15h45 – Socialização dos grupos de trabalho

17h – Encerramento


galeria de imagens