Secretaria Municipal de Educação

12/11/2012 - Educação
Professores e alunos da Escola Maria Tomazia realizam ato pela paz
O Secretário de Educação de Florianópolis acompanhou a cerimônia pela manhã, no Norte da Ilha.

foto/divulgação: SME

Alunas Emilyn Simoes Elias, Rafaella Menezes de Souza, Stefany Godinho da Silva, Gabriela Florindo Risso, Lais Bertoletti, Tawane de Oliveira Schlemper - 5º ano

Um ato pela paz foi realizado nesta segunda-feira (12/11)  na Escola Básica Municipal  de Florianópolis Maria Tomázia Coelho, no Santinho, Norte da Ilha de Santa Catarina . A ação ocorreu pela manhã e à tarde. A intenção, conforme a diretora  Liziane Farias Diaz , é desarmar os espíritos e pregar a serenidade e o equilíbrio. O ato se desenvolveu tendo em vista os momentos de tensão por conta de algumas postagens na internet no “Diário de Classe” sobre o estabelecimento de ensino . Para uns, as postagens são muito agressivas, manchando a imagem da escola e de professores. Outros defendem a atuação da aluna Isadora Faber, autora da página virtual.

 

Pela manhã, os professores e alunos, ao som do Hino Nacional,  hastearam as bandeiras, do Brasil, de Santa Catarina e do município. O coral da escola cantou músicas que remetem à paz.

 

Em seu pronunciamento, o Secretário de Educação da Capital, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, enfatizou que o diálogo é a melhor arma contra as diferenças. Acrescentou que todos devem ter respeito por todos para que haja uma convivência mais saudável no ambiente escolar. O Secretário voltou a condenar qualquer tipo de violência. Registrou que é garantido a qualquer cidadão o direito de liberdade de expressão, mas com responsabilidade. “Não podemos causar mal às pessoas, agredi-las nem pelo mundo virtual e nem pessoalmente com palavras ou fisicamente”.

 

Marina Severa Sousa, 14 anos, aluna da 7ª série, agradeceu o carinho dos professores para com os alunos da unidade e na sequência fez um apelo; “gente , vamos permanecer unidos, em favor da paz e  da harmonia. Uma escola vive de altos e baixos. Está na hora de acabar  com qualquer ato agressivo”. No final, o Secretário de Educação conclamou para que cada um desse um abraço em quem estivesse ao lado. “Esse é o abraço da paz”, disse Pinto da Luz.

 

Bem no ranking

A Escola Maria Tomázia Coelho teve um excelente desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB. Nos anos iniciais, o Ministério da Educação conferiu ao estabelecimento a nota 6,1, avaliação que o coloca nos patamares de países de primeiro mundo. “Para atingir essa nota, consequentemente houve um trabalho excelente dos professores. Todos têm que se orgulhar disso”, manifestou o Diretor de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Pedro Rodrigues.

Há na unidade permanência dos alunos no ambiente escolar em tempo integral. No contraturno, recebem apoio pedagógico aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à alfabetização, letramento e à construção e apropriação de conceitos matemáticos.

No estabelecimento já foi lançada a campanha “Escola Cidadã Sustentável”, visando aumentar na rede municipal de ensino o número de  conselhos escolares, grêmios estudantis, além de discutir a importância da preservação do patrimônio público.

Professores e alunos

A Escola Maria Tomázia foi inaugurada em 2005. Atualmente possui 632 alunos, distribuídos em dois turnos. O corpo de docente é constituído por 42 profissionais, com formação superior, tendo a maioria pós- graduação específica na sua área de atuação. 


galeria de imagens