Secretaria Municipal de Educação

21/11/2012 - Educação
Instituição municipal ganha prêmio nacional
O estabelecimento de ensino Osvaldo Machado concorreu com os trabalhos “Metamorfose da Borboleta” e “A água e seus caminhos”

foto/divulgação: SME

À esquerda, a professora Célia Maria Santos da Silva, no centro, a professora Fabiana dos Santos Florêncio e à direita, a supervisora escolar Bianca.

Garra, dedicação, empenho e qualidade na aprendizagem. Essas foram características que permitiram às educadoras Célia Maria Santos da Silva, autora do trabalho “Metamorfose da Borboleta”, e Fabiana dos Santos Florêncio, coordenadora do projeto “A água e seus caminhos”, a serem finalistas em âmbito nacional do “2º Prêmio Ação Destaque” desse ano. Os dois trabalhos conseguiram a terceira colocação.

 

A premiação ocorreu em Curitiba e foi promovida pelo Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), ligado ao Instituto UniBrasil, entidade que visa promover a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico.

 

As docentes atuam na Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, do bairro Ponta das Canas, única unidade representante de Florianópolis no evento. Das oito categorias que dividem a premiação, Célia concorreu na primeira modalidade, destinada aos trabalhos desenvolvidos com alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Fabiana destacou-se na segunda categoria, voltada aos projetos realizados com turmas do quarto e quinto ano. 

 

Ciclo de vida

 

No projeto “Metamorfose da Borboleta”, que abordava o ciclo de vida completo do inseto, os alunos produziram textos, desenhos, poemas e um painel, além de pesquisa sobre o tema na sala informatizada. O objetivo foi proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem através de pesquisas, ilustrações, leitura de diferentes gêneros textuais e construção de um mural sobre as etapas da metamorfose das borboletas.

 

Consumo consciente

 

O trabalho “Água e seus caminhos” tinha como objetivo divulgar a racionalização da água. Os professores solicitaram que aos alunos observassem em suas casas as entradas e saídas de água e trouxessem um desenho para a sala de aula. Após a observação foram trabalhadas as formas que a água chega às casas e para onde ela vai quando é descartada. Para concluir, a equipe visitou a estação de tratamento de esgoto na Lagoa da Conceição. Em seguida, construiram uma maquete ilustrando o processo de tratamento da água utilizando material reciclado. Nela, os estudantes detalharam as etapas de decantação, filtração e armazenamento do líquido.

 

Ações pedagógicas

 

O SEFE foi implantado pela Secretaria de Educação na rede municipal em 20 unidades básicas. O sistema consiste em contribuir para as ações pedagógicas na escola, proporcionando instrumentos que contribuam para o processo ensino-aprendizagem dos alunos e disponibilizando suporte pedagógico aos professores.