Secretaria Municipal de Educação

11/12/2012 - Educação
Norte da Ilha ganha maior unidade de ensino fundamental da rede
A unidade educacional, que recebeu o nome de Professora Herondina Medeiros, tem capacidade para 1.680 alunos

foto/divulgação: Emanuelle Nunes

Entrada da unidade

A região de Ingleses tem a partir de agora o estabelecimento de ensino com maior capacidade física para receber alunos do ensino fundamental da rede municipal. Inaugurada nesta terça-feira (11/12) pela Secretaria de Educação da Capital, a Escola Herondina Medeiros Zeferino poderá abrigar até 1.680 crianças e jovens matriculados, ultrapassando os limites das unidades educacionais João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares), com 1.190 estudantes, e a Eduardo Brigadeiro Gomes (Campeche), com 1.080 alunos. A nova escola irá receber os alunos que frequentavam a Escola Gentil Mathias e zerar a fila de espera no bairro do Norte da Ilha.

 

O prédio, que homenageia uma das primeiras professoras da região, comporta 24 salas de aula, auditório para 300 lugares, salas de artes cênicas, informática, artes plásticas e de multi-meios. Além disso, contempla biblioteca com sala de acervos, sala de estudos e setor infantil, bem como salas para direção, equipe pedagógica e atendimento de alunos e pais.

 

Faz parte da unidade educacional espaços para secretaria, cozinha, refeitório, laboratório de ciências e depósitos. A unidade conta igualmente com ginásio e quadra de esportes. No total, são 4.583,85 m² de área construída.

 

Creche

Por sua vez, o prédio da Gentil será transformado em creche para atender, já no ano que vem, cerca de 300 crianças de quatro meses a seis anos de idade. Na primeira etapa, a unidade comportará os pequenos do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Praia de Ingleses, e na sequência serão abertas vagas para as demais famílias.

 

Canasvieiras tem também nova escola

Na quinta-feira (13/12) uma outra nova escola será entregue. Canasvieiras, além da Osmar Cunha, contará com a Escola Básica Municipal Virgílio Várzea. A unidade possui área aproximada de 2 mil m², abrigando 12 salas de aula. Ao todo 4 salas serão destinadas à Educação Infantil, com vagas para 100 crianças em atendimento integral. Nas 8 salas restantes serão atendidas as turmas de Ensino Fundamental, com capacidade para cerca de 480 alunos. A obra também contemplou a construção de auditório, laboratório de ciências, sala de informática, biblioteca, sala multiuso, sala para direção, almoxarifado, sala para equipe pedagógica, secretaria, sala para professores, cozinha,  área de serviço e pátio coberto com refeitório e sanitários.

 

Celso Ramos

No dia 19, é a vez da prefeitura entregar à comunidade do Maciço da Cruz a reforma geral da Creche Celso Ramos.  Foram construídos 11 banheiros infantis, lavanderia, abrigo de gás, abrigo de lixo e feita a troca de esquadrias de madeira por alumínio. Além de corredores e fachada do prédio, houve pintura geral de 25 salas, sendo 19 destinadas ao atendimento das crianças. No pacote constam ainda novas instalações elétricas, preventivas e hidráulicas, revisão da rede sanitária e adaptações relativas à acessibilidade.


galeria de imagens