Secretaria Municipal de Educação

13/12/2012 - Educação
Canasvieiras ganha segunda Escola Básica Municipal
Unidade Virgílio Várzea atenderá o Ensino Fundamental e Educação Infantil

foto/divulgação: SME

Área interna da nova unidade

A comunidade de Canasvieiras ganhou mais uma unidade de Ensino Fundamental. Além da Osmar Cunha, os moradores agora contam com a Escola Básica Municipal Virgílio Várzea. A entrega do prédio ocorreu nesta quinta-feira (13/12) com a presença do Prefeito Dário Berger, Secretário Municipal de Educação Rodolfo Pinto da Luz e representantes da comunidade. O estabelecimento conta com área aproximada de 2 mil m², com capacidade para cerca de 480 estudantes do Ensino Fundamental e 100 vagas para crianças da Educação Infantil em período integral.

 

O empreendimento possui 12 salas de aula, auditório, laboratório de ciências, sala de informática, biblioteca, sala multiuso, sala para direção, almoxarifado, sala para equipe pedagógica, secretaria, sala para professores, cozinha, área de serviço e pátio coberto com refeitório e sanitários.

 

Erudito desde jovem

 

Virgílio dos Reis Várzea era filho de um marinheiro, nasceu em 1863 na freguesia de São Francisco de Paula de Canasvieiras, Norte da Ilha. Aos 13 anos foi para a Escola Naval do Rio de Janeiro, onde ficou por três anos e saiu para percorrer o mundo. Em 1881 voltou a Florianópolis para estudar jornalismo e literatura. Liderou, de 1883 a 1887, a "Guerrilha Literária Catarinense" com o intuito de implantar a renovação estética do Realismo-Naturalismo. Em 1896 retornou ao Rio de Janeiro.

 

Escreveu várias obras, algumas ambientadas no cotidiano de Florianópolis. Seu livro “Santa Catarina: A Ilha” é valiosa fonte de informação histórica sobre a Capital. Em suas obras abordou contextos tão diversos como as Cruzadas (expedições realizadas em nome de Deus) e o Rio Ganges (Índia). Amigo do poeta Cruz e Sousa, foi seu parceiro no livro Tropos e Fantasias em 1885. Participou também da comissão para confecção da versão brasileira da Bíblia Sagrada, com base no trabalho de João Ferreira de Almeida.

 

Creche Celso Ramos

 

Na próxima quarta-feira (19/12), é a vez da prefeitura entregar à comunidade do Maciço da Cruz a reforma geral da Creche Celso Ramos. Foram construídos 11 banheiros infantis, lavanderia, abrigo de gás, abrigo de lixo e feita a troca de esquadrias de madeira por alumínio. Além de corredores e fachada do prédio, houve pintura geral de 25 salas, sendo 19 destinadas ao atendimento das crianças. No pacote constam ainda novas instalações elétricas, preventivas e hidráulicas, revisão da rede sanitária e adaptações relativas à acessibilidade.


galeria de imagens