Secretaria Municipal de Educação

22/02/2013 - Educação
Educação reativa programa Floripa Letrada
Desde quando foi criado, em 2010, o projeto já ofereceu gratuitamente 535 mil publicações para os passageiros do transporte coletivo.

foto/divulgação: Mauro Isaque Vaz

Educação reativa Floripa Letrada

Educação reativa Floripa Letrada

Desde quando foi criado, em 2010, o projeto já ofereceu gratuitamente 535 mil publicações para os passageiros do transporte coletivo.

 

Após o recesso escolar, o Floripa Letrada volta a funcionar com o abastecimento do Terminal de Ônibus do Centro, o TICEN, com livros e revistas. Toda segunda, quarta e sexta-feira, no período da tarde, as estantes das plataformas recebem obras doadas pela população, entidades públicas e privadas. No mês de março, o projeto será retomado nos terminais da Trindade, Canasvieiras e do Rio Tavares. 

 

A característica do Floripa Letrada é a de fornecer gratuitamente publicações aos usuários de ônibus. A iniciativa é das secretarias municipais de Educação e de Transporte, como o apoio da  Cotisa, que é a companhia operadora de terminais de ônibus,  e do Setuf, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros. 

 

 Um estímulo à leitura.  É isto que o Floripa Letrada provoca na população, assinala o Secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. ‘É uma das formas mais democráticas  das pessoas terem acesso a algum tipo de obra, ter gosto pela leitura ou aumentar a frequência de leitura”.  Para a socióloga Rosania Tomaz, que está na coordenação das atividades,  o projeto valoriza e difunde o livro. “Além disso, impulsiona a participação da sociedade na formação humana”, complementa.

 

Desde agosto de 2010, quando foi implantado, já foram distribuídas 535 mil publicações: 368 mil livros e 167 mil revistas. As instituições de ensino são as grandes parceiras da prefeitura na doação de material. O destaque fica por conta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali),  Assesc-Associação de Ensino Superior,  e Única- Centro de Educação Superior .

 

Parceiras

 

A Secretaria de Educação irá firmar convênios com setores que queiram integrar o projeto. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o Cepon, Centro de Pesquisas Oncológicas, estão na lista. A prefeitura fornece os livros arrecadados e as entidades montam as estantes.  

 

Novo endereço

 

Quem quiser fazer doações deve se dirigir para outro endereço. Ao invés da sede da prefeitura, na Rua Conselheiro Mafra, os interessados deverão procurar o Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação: Rua Ferreira Lima, 82, Centro.  Mais informações pelos telefones 2106-5900 e 9956-2350.