Secretaria Municipal de Educação

08/03/2013 - Educação
Escola do Campeche oferece aula de francês
Alunos da Brigadeiro Eduardo Gomes terão contato com o idioma de Saint-Exupéry

foto/divulgação: EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

Alunos terão aula de frencês

O lançamento oficial do curso de francês, para alunos da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, ocorrerá no dia 19 de março, às 10h30.  O curso terá a duração de três anos. A parceria é da Secretaria de Educação de Florianópolis com a Fundação Saint-Exupéry e Aliança Francesa. Uma turma pela manhã e outra à tarde terão aula de uma hora e meia uma vez por semana.

 O estabelecimento de ensino está localizado no Campeche, que tem uma ligação forte com a França através do escritor e aviador Antoine Saint-Exupéry. O autor de O Pequeno Príncipe era piloto da Companhia Génerale Aèropostale, que fazia escalas em Florianópolis, precisamente nesta praia do Sul da Ilha.

 

A ideia é proporcionar o aprendizado de outro idioma na rede municipal, que já tem no currículo o Inglês e o Espanhol. Além disso, a intenção é de dar maior visibilidade ao idioma que um dia foi a segunda língua mais falada no mundo, bem como ensinada nas escolas brasileiras.

Para que os estudantes permaneçam na escola em tempo integral, nos dias de curso a Secretaria de Educação (SME) irá garantir o almoço aos 40 participantes, que estão nos anos finais do ensino fundamental.

 

Diploma

A Fundação Saint-Exupéry ficará responsável pelo fornecimento do material didático, com livros de textos e de exercícios, e pelo pagamento do professor. Caberá à Aliança Francesa fazer o acompanhamento pedagógico e selecionar o profissional que ministrará o curso. Ao final de três anos, os alunos estarão capacitados para falar e ler em francês, ouvir e compreender a língua e produzir pequenos textos.  

A cada três semestres, os participantes farão uma prova para obter o Diploma de Estudos na Língua Francesa (DELF Júnior) emitido pelo governo do país europeu.  “Com o diploma, os alunos terão permissão e estarão habilitados a concorrer a bolsa de estudo na França”, observa Fernand De Fornier, Diretor Geral da Aliança Francesa em Florianópolis.

 

Conforme a Assessora Pedagógica da SME, Mônica Moreira, a reunião realizada com os familiares demonstrou que os pais estão empolgados com a oportunidade dos filhos terem o ensino do francês.  “O desafio agora é tentar abrir novas turmas para atender outras crianças”. 

Mônica Cristina Corrêa é a Representante da Fundação Saint- Exupéry, entidade criada para a preservação da memória no Brasil de Antoine Saint-Exupéry (1900-1944). Ela promoverá para pais e alunos sessões do documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri”. O filme aborda a biografia do poeta da aviação.

Mônica Cristina destaca ainda que a fundação oferecerá um curso, aberto a todos os professores da rede municipal, sobre a vida e história dele. “O curso será voltado, principalmente, para os professores de artes, história, geografia e português”.

Como preparar uma corvina

A Companhia Génerale Aèropostale, hoje Air France, para a qual Saint- Exupéry trabalhava, foi pioneira no serviço de correio aéreo. Na América do Sul, a companhia passava pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Das 11 escalas no Brasil, uma delas era em Florianópolis, na Praia do Campeche, durante os anos de 1929 a 1931. 

O casarão onde funcionou a base da Aèropostale, que será transformado em Centro Cultural, fica bem ao lado da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes.  Saint Exupéry era chamado pelos ilhéus de “Zeperri”, devido à dificuldade de pronunciarem o sobrenome dele. Na região, o francês tornou-se amigo de Manoel Inácio, o Seu Deca. O morador ensinou o escritor e aviador a pescar e preparar corvina e pampo.

 

Le petit prince

O livro O Pequeno Príncipe, em francês, Le Petit Prince, completa 70 anos. A primeira publicação ocorreu em abril de 1943 nos Estados Unidos. A edição da obra na França é de 1946. A história trata de um garotinho que adora uma rosa, que ele pensa que é a única no mundo. Os dois brigam e o menino viaja para conhecer outros lugares. Faz amizade, então, com um aviador, perdido no deserto. O pequeno descobre que mesmo não sendo a única no planeta, a rosa possui uma energia particular, e que a flor o ama.